Só suíços e espanhóis querem vender comboios à CP

Apenas CAF, Stadler e Talgo apresentaram propostas no concurso para a aquisição de 22 novos comboios regionais.

Dos cinco interessados, apenas sobraram três propostas no concurso para a CP comprar 22 novos comboios regionais. Os espanhóis da CAF e da Talgo e os suíços da Stadler entregaram esta semana as suas propostas para a primeira aquisição de material em 20 anos, confirmou a empresa ao Dinheiro Vivo.

A Talgo e a Stadler confirmaram, oficialmente, a entrega de toda a documentação. A CAF preferiu não comentar.

Inicialmente na lista de interessados, os franceses da Alstom não passaram da fase de pré-qualificação. Os alemães da Siemens acabaram por desistir do concurso sem formalizar qualquer proposta, segundo fonte oficial.

A CP pretende reforçar a frota com 22 automotoras para o serviço regional em todo o país. A maioria (12) das automotoras terá de ser híbrida para também poder circular nas linhas não eletrificadas; as restantes (10) serão exclusivamente elétricas. As três fabricantes concorrentes têm material que corresponde à proposta da transportadora pública.

Leia mais: CP vai receber novos comboios em metade do tempo

A CAF tem capacidade para produzir os comboios Civity, com velocidade máxima de 160 km/h. A Talgo tem no catálogo o modelo EMU, o único comboio deste segmento que tem o piso rebaixado em todo o seu comprimento, facilitando a entrada e saída de passageiros e, por isso, reduzindo o tempo de espera nas estações. A Stadler conta com modelos como o Flirt160 e o Wink.

Os novos comboios deverão chegar a partir de 2023, já depois de estar concluída a renovação de 70 unidades da CP encostadas nas oficinas há vários anos.

Leia mais: CP pode pedir empréstimo ao Tesouro para comprar comboios

O júri do concurso irá agora avaliar todos os documentos enviados pelas empresas espanholas e a marca suíça. O preço base deste concurso público é de 168,21 milhões de euros. O vencedor será anunciado, provavelmente, até ao final deste ano.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de