Prémio Inovação NOS

Solução para captar donativos

Rodolfo Luís Pereira e Nelson Pereira.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)
Rodolfo Luís Pereira e Nelson Pereira. (Leonardo Negrão / Global Imagens)

O 4Donations maximiza operações de Organizações Não Governamentais na angariação de fundos. A empresa é finalista pela terceira vez.

O 4Donations é uma solução que maximiza a operação de instituições não governamentais, na angariação de fundos, agiliza os processos de donativos de uma campanha e orienta o doador para um determinado objetivo.

Esta solução de software foi desenvolvida pela equipa de enterprise solutions da empresa, a unidade de desenvolvimento dirigida por Rodolfo Luís Pereira, o “chapéu” de um projeto que envolve as outras sete áreas de atividade da companhia. Este responsável acredita que conseguiram fazer uma verdadeira transformação digital, na forma como trabalham as Organizações Não Governamentais (ONG) e adianta que “tal só foi possível com o apoio do conjunto de ferramentas desenvolvidas e contidas nesta solução, porque se automatiza todos os processos de trabalho, a partir do início do ciclo de vida das doações: desde a aquisição, à retenção de fundos, que é um fator muito importante para este tipo de organizações”.

A ideia é libertar colaboradores de tarefas mecânicas e manuais para a análise de dados informáticos gerados com ajuda de machine learning, componente analítica, para interpretar big data e transformar aqueles dados em noções de comportamento de quem faz a doação. Permite-lhes perceber, por exemplo, quando é que é provável que as pessoas deixem de fazer uma doação e quais são as ações que têm melhor resultado para manter as pessoas ligadas.

Esta solução está numa plataforma eletrónica, acessível via cloud, com todas as ferramentas que têm toda a componente processual e de tramitação, mas também com a componente virada para o público, de e-commerce e de comunicação one-to-one. Permite perceber o tipo de missão, a ligação das pessoas à causa e traçar-se o perfil ideal da pessoa e tipificar quais são os comportamentos mais interessantes.
Neste momento, a solução está a ser testada em cinco clientes, um deles é um piloto feito com uma grande organização em Itália, presente em 15 países, incluindo os EUA, os restantes na Europa e um em Portugal. Rodolfo Pereira revela que “todos os envolvidos estão entusiasmados, após ultrapassado o stress inicial dos colaboradores, até perceberem que o IT não ia roubar o lugar a ninguém, mas estava lá para ajudá-los a tornar o seu trabalho meritório em prol das causas para as quais trabalham.

O IT não pode ser uma pedra no sapato, tem que ser uma alavanca para fazer coisas de forma diferenciadora”. Algumas organizações conseguiram, nos primeiros seis meses de aplicação desta solução, aumentar 30 a 37% as taxas de conversão de quem se mostrava interessado e quem conseguia capitalizar isto numa doação e um crescimento de 20 a 25% dos processos de retenção.

Nelson Pereira , administrador da Noesis, assegura que esta solução foi desenhada para ajudar quem gere, na tomada de decisão. “O que se verificou e que fez a empresa ganhar alguns projetos nesta área, é que, normalmente, as organizações cumprem apenas o calendário, e aquilo que a sociedade vê, que é o Natal, a Páscoa, etc., mas estas ferramentas começam a ser mais dinâmicas, começam a perceber que, se calhar, numa época de futebol, há certas campanhas que resultam tão bem como as de épocas festivas para as pessoas doarem dinheiro”.

A solução é adaptável a outros setores, por exemplo à banca, seguros e franchising, ou seja, tudo o que tenha a ver com a subscrição de um serviço, ou produto. O próximo passo é crescer em áreas como a inteligência artificial, realidade aumentada e mobilidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Christine Lagarde. Fotografia: REUTERS/Denis Balibouse

FMI corta a fundo crescimento de Alemanha, França, Itália e Brasil

Fernando Medina.

Medina entrega 52 chaves a inquilinos em risco de despejo

23 - SL Benfica _ foto - slbenfica.pt

Obrigações do Benfica atraem mais de 3.250 investidores

Outros conteúdos GMG
Solução para captar donativos