Parceria

Sonae Indústria fecha acordo com chilena Arauco

Sonae Indústria

Parceria visa a criação de uma nova empresa, a Sonae Arauco, para os negócios da Europa e África do Sul.

A Sonae Indústria concluiu o acordo de parceria com a chilena a Arauco, segundo informou a empresa.

O acordo foi concretizado mediante a subscrição pela Arauco, via um aumento de capital de 137,5 milhões de euros, na subsidiária da Sonae Indústria, Tableros e Fibras, que passou a chamar-se Sonae Arauco, segundo a informação divulgada.

A parceria, segundo anunciou a Sonae Indústria, “engloba as operações de painéis derivados de madeira e atividades relacionadas que a Sonae Indústria atualmente detém na Europa e África do Sul, nomeadamente todas as suas unidades de produção de painéis derivados de madeira, químicos e papel impregnado”, esclarece a empresa.

O acordo, que tinha sido anunciado a 20 de novembro, não abrange as operações da Sonae Indústria localizadas na América do Norte, “bem como os negócios de laminados e de componentes, que continuarão a ser detidos na totalidade pela Sonae Indústria”.

A concretização do acordo estava sujeita a várias condições, nomeadamente a aprovação pela autoridade da Concorrência, a execução de reorganizações internas entre as duas empresas e alterações a contratos de financiamento do grupo Sonae Indústria.

Novos financiamentos

Com este negócio a Sonae Indústria reduziu a dívida consolidada a menos de 240 milhões de euros, através do refinanciamento da dívida local da operação do Canadá. A Sonae Indústria também chegou a acordo para “novo financiamento com os seus principais bancos credores no montante de cerca de 180 milhões de euros, com maturidade final de cinco anos, tendo também garantido novas linhas de curto-prazo com outras instituições financeiras, conseguindo deste modo assegurar uma estrutura de financiamento adequado”.

A recém-criada Sonae Arauco também conseguiu um empréstimo sindicado com cinco instituições internacionais, de 205 milhões de euros, “em condições significativamente mais favoráveis”.

“A Sonae Indústria está confiante de que esta parceria reforça o seu compromisso de longo prazo com a indústria de painéis derivados de madeira, visto que a associação entre duas empresas sólidas, conceituadas e com vasta experiência no sector irá permitir à Sonae Arauco, alavancando nos pontos fortes de cada uma das suas acionistas, construir uma operação mais robusta e competitiva nos mercados Europeu e Sul-africano”, conclui o comunicado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Sonae Indústria fecha acordo com chilena Arauco