Inovação

Inovação. Sonae investiu 105 milhões no retalho

Continente Barbosa du Bocage (6)

O Livro de Inovação no Retalho está já na sua 9ª edição e sintetiza os principais projetos implementados na Sonae

A Sonae “reforçou a sua aposta estratégica” na inovação, em 2017, tendo desenvolvido mais de 660 projetos a nível mundial. O investimento do grupo em investigação e desenvolvimento ascendeu a 105 milhões de euros, um valor que representa um aumento de 2%, face ao ano anterior, e que corresponde a 0,34% das vendas dos negócios de retalho da Sonae.

Estes são dados disponíveis no “Livro de Inovação do Retalho 2017”, o relatório que foi dado a conhecer esta quarta-feira e que foi editado pelo nono ano consecutivo, e no qual é possível perceber que a Sonae prosseguiu com a sua “estratégia de inovação aberta”, trabalhando com 423 parceiros em 30 países de quatro continentes. “Estimular a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede” foi o objetivo desta cooperação com universidades, centros de investigação e desenvolvimento, empresas, startups e incubadoras e aceleradoras, entre outras. Envolvidos nas diversas iniciativas de inovação estiveram 2.265 colaboradores da Sonae ao longo de 2017.

No comunicado, a Sonae dá conta que os projetos de inovação implementados permitiram “aumentar vendas, reduzir custos e poupar tempo”, contribuindo “positivamente” para os resultados alcançados pelo grupo. O valor presente líquido dos projetos desenvolvidos é estimado em mais de 150 milhões de euros.

No ‘Livro de Inovação no Retalho‘ pode encontrar pormenores sobre 80 das inovação desenvolvidas e implementadas pelas insígnias da Sonae. Projetos como o Transformar.te, do Continente, que pretende lutar contra o desperdício alimentar e que gerou três milhões de euros de benefícios económicos e nove milhões de euros em benefícios sociais, ou o Winners, da Worten, uma plataforma que permite que todos acompanhem não só o seu próprio desempenho, mas também o dos seus colegas e das lojas e dos objetivos a atingir, e que permitiu um “aumento das vendas em 1% e a diminuição da percentagem de colaboradores menos motivados em 45%”. Há, ainda, o Jindo Burel, da Berg, que levou ao desenvolvimento de uma sapatilha inovadora e ecológica, composta por materiais 100% naturais, recicláveis e autóctones como o burel e a cortiça.

“A inovação é um dos pilares da estratégia da Sonae, pois permite-nos cumprir a missão de melhorar a vida das pessoas. As nossas equipas, em conjunto com a sua vasta rede de parceiros a nível mundial, trabalham todo os dias para antecipar e responder às necessidades dos clientes, criando novos produtos, serviços e soluções, mas também procurando novas formas de fazer as suas funções de modo mais fácil e eficaz. Isto só é possível pela cultura de inovação e melhoria contínua da Sonae e pelo forte investimento realizado a nível financeiro e de dotação de recursos humanos, que estão bem patentes no Livro de Inovação no Retalho de 2017”, destaca, no comunicado, Head of Innovation and Future Tech da Sonae, Nuno Lopes Gama.

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