Investimento

Sonae IM investe em ‘software’ para melhorar a experiência do consumidor

Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM (Foto: Direitos Reservados)
Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM (Foto: Direitos Reservados)

Ronda de financiamento de 16 milhões de dólares foi liderada pela Octupus Ventures.

A Sonae IM investiu na CB4, cuja atividade se centra no desenvolvimento de software de inteligência artificial (IA) que visa melhorar a experiência do consumidor. Liderada pela Octupus Ventures, a ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares (cerca de 14,2 milhões de euros) contou com a participação da Sonae IM e dos investidores existentes, Sequoia Capital e Pereg Ventures.

“Existe uma enorme oportunidade para retalhistas que consigam proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus consumidores”, apotou Eyal Rabinovich, sócio na Octupus Ventures, numa nota enviada às redações. “A procura por tecnologias fáceis de integrar e utilizar com claro retorno sobre o investimento (ROI), nunca foi tão grande. Liderámos esta ronda, porque a CB4 tem um histórico sustentado de apoio a retalhistas nestas dimensões”.

O software da CB4 recorre a machine learning e algoritmos avançados com IA para identificar elevada procura global de produtos específicos. Assim, quando um produto não atinge os níveis de venda previstos, a CB4 envia alertas para o gerente da loja e sugere soluções para ultrapassar o problema. “Os retalhistas que utilizam o software da CB4 observam um aumento de 0.5-2% em vendas, experiência de compra melhorada e aumento na disponibilidade de produtos”, pode ler-se.

“Não é apenas enterprise software. Temos visto a CB4 a acrescentar valor tanto em pequenas cadeias regionais como em retalhistas multinacionais com milhares de lojas”, aponta Haim Dader, membro do board na Sequoia Capital. “Com uma implementação em centenas de lojas em apenas alguns dias e com pré-requisitos de dados reduzidos e um ROI claro, a solução da CB4 está tem potencial para ser uma tecnologia disruptiva no mercado”.

Eduardo Piedade, presidente executivo da Sonae IM, braço de investimento da Sonae especializado em tecnologias para retalho, tecnologias para telecomunicações e cibersegurança, acredita que este investimento terá “impacto direto e mensurável em receitas”.

Este sistema não precisa de qualquer hardware em loja e, para a maioria dos clientes, está em funcionamento logo um dia após a instalação.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
mulher gravida

Não renovação de contratos com grávidas cresce 15%

mulher gravida

Não renovação de contratos com grávidas cresce 15%

Angel Gurria, secretário-geral da OCDE. Fotografia: EPA/Mario Guzmán

OCDE mais pessimista. Sinais vermelhos para a economia

Outros conteúdos GMG
Sonae IM investe em ‘software’ para melhorar a experiência do consumidor