Tecnologia

Spotify atinge os 100 milhões de subscritores pagos

Spotify

O Spotify é o primeiro serviço de streaming de música a chegar aos 100 milhões de utilizadores pagos.

A empresa sueca ultrapassou as expectativas de subscritores pagos para o trimestre, tendo conseguido conquistar mais quatro milhões de clientes nos primeiros três meses do ano – acima das previsões dos analistas, que esperavam um aumento de 3,3 milhões de utilizadores Premium, a versão paga do Spotify, entre janeiro e março.

No último trimestre de 2018, de acordo com os números revelados pelo Spotify na apresentação de resultados, o serviço de streaming tinha conseguido chegar pela primeira vez ao lucro, alicerçado no aumento dos utilizadores Premium e na aposta no mundo dos podcasts. No primeiro trimestre deste ano, o cenário alterou-se, com o Spotify a apresentar um prejuízo de 142 milhões de euros. No último trimestre de 2018, os lucros situavam-se nos 442 milhões de euros.

Ainda assim, apesar de ter conseguido superar as expectativas relativamente ao número de utilizadores Premium para o primeiro trimestre de 2019, o Spotify viu o bolo de utilizadores total ficar abaixo das estimativas. Era esperado que, nesta altura, o serviço de streaming de música tivesse 218,3 milhões de utilizadores ativos e 99,3 milhões de clientes Premium (dados da Bloomberg). O número total de utilizadores situa-se atualmente nos 217 milhões, menos um milhão do que a previsão apontava. Uma larga fatia de utilizadores (117 milhões) continua a utilizar a versão gratuita do serviço, baseada em anúncios.

A aposta no mundo dos podcasts tem sido uma das táticas da empresa sueca, que adquiriu a Gimlet Media e a Anchor, por exemplo. Recentemente, o Spotify anunciou também a aquisição da Parcast, um estúdio de podcasts, por um valor estimado de 100 milhões de dólares.

Ao atingir a marca dos cem milhões de utilizadores pagos, que têm acesso a mais funcionalidades em troca de uma mensalidade de 6,99 euros, o Spotify ultrapassou a concorrência Apple Music. O serviço de streaming de música da empresa norte-americana contava com 56 milhões de subscritores pagos (dados de novembro de 2018, da Statista).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Exportações em queda

Exportações nacionais caíram 39% em maio

João Rendeiro, ex-gestor do BPP

João Rendeiro, ex-presidente do BPP, condenado a pena de prisão

Amesterdão, Países Baixos. Foto: D.R.

Portugal perde quase 600 milhões de euros de receita de IRC para offshores

Spotify atinge os 100 milhões de subscritores pagos