Prémio Inovação NOS

Startup Braga já apoiou criação de 115 empresas que angariaram 26,8 milhões

Carlos Oliveira, presidente da Startup Braga. Fotografia: DR
Carlos Oliveira, presidente da Startup Braga. Fotografia: DR

Na 5ª edição do programa de aceleração, a Startup Braga recebeu candidaturas de startups de 14 nacionalidades. Foram selecionados projetos de 4 países

“Desde a sua criação, em 2014, a Startup Braga já apoiou a criação de mais de uma centena de startups – 115 mais precisamente – que fecharam cerca 26,8 milhões de euros de investimento”, afirma Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga e da Startup Braga, hub de inovação que se destina a acelerar e a incubar novos negócios. Os projetos apoiados nestes quase quatro anos de atividade centraram-se essencialmente nas áreas da economia digital, da saúde digital e da nanotecnologia, conforme nos explica este responsável.

Carlos Oliveira refere que os programas de incubação, pré-aceleração e aceleração deste espaço localizado no norte do país, têm registado uma procura crescente. “Prova disso é o facto de termos empreendedores de outros países que nos procuraram. Nesta quinta edição do programa de aceleração tivemos candidaturas de startups de 14 nacionalidades diferentes e acabamos por selecionar projetos de quatro países. Este dado demonstra que o valor e a credibilidade do nosso trabalho está a galgar fronteiras”, afirma, orgulhoso, o também empreendedor.

Em quatro anos de atividade, são vários os exemplos de projetos que ali foram incubados e que participaram nos programas de aceleração, e que estão hoje a ganhar alguma projeção internacional. Carlos Oliveira destaca, por exemplo, a Sword Health que fechou uma ronda de investimento de 3,8 milhões de euros. “Relembro também a MUB cargo, que completou em abril uma ronda de investimento de 500 mil euros, e a Rubynanomed, uma startup que nasce de um dos nossos verticais mais estratégicos, a nanotecnologia”, explica, a propósito. Outros exemplos a destacar na atividade da Startup Braga são empresas como a HUUB, a Nutrium, a PeekMed, a Straight Teeth Direct, a Hive Tracker ou a Automaise, tudo projetos ativos no mercado e que estão a dar os passos necessários para o seu crescimento e competitividade internacional.

Braga, cidade única
Braga é, atualmente, uma das cidades que mais crescem no país, atraindo não só talento jovem, como investimento, o que contribui para o seu rápido desenvolvimento. É uma das cidades com melhor qualidade de vida do país, com uma população jovem e com uma forte cultura de empreendedorismo. Ao mesmo tempo, tem uma série de infraestruturas na área do conhecimento, como a Universidade do Minho, o Hospital de Braga, a Escola de Medicina, e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia – que fazem com que a cidade seja um viveiro de know-how na área da inovação. Para Carlos Oliveira, “Braga é uma cidade que reúne as condições para a criação de um ecossistema único no país, no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos ligados ao conhecimento, à tecnologia e à inovação”.

Nesse sentido, também a Startup Braga tem tido um papel relevante para a região porque ajuda a colocar a cidade no radar do empreendedorismo nacional e internacional. “Somos um hub feito por empreendedores e para empreendedores. Conhecemos o ciclo de vida de uma empresa, desde a ideia até à implantação no mercado e à internacionalização, e preparamos as startups para o contacto com clientes, parceiros e potenciais financiadores. Esta é a nossa missão”, explica a propósito, o empreendedor.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Bosch Aveiro

Investimento estrangeiro cria quase 8 mil empregos em 2017

Pedro Mota Soares, deputado do CDS-PP. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Aprovado diploma do CDS que elimina taxa dos combustíveis

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Guerra comercial generalizada rouba 2,5% à economia portuguesa até 2020

Outros conteúdos GMG
Startup Braga já apoiou criação de 115 empresas que angariaram 26,8 milhões