Super Bock comemora 90 anos com edição especial de aniversário

Unicer fechou 2016 com vendas líquidas de 451 milhões de euros, mais de 80% geradas pela Super Bock

A Super Bock, a cerveja portuguesa mais vendida no Mundo, comemora, este ano, o seu 90.º aniversário. Nove décadas que marcam a transformação da Unicer que, em 1927, produzia um milhão de litros de cerveja e hoje está nos 309 milhões. Qualquer coisa como mil milhões de garrafas ao ano. A empresa fechou 2016 com 38 milhões de lucro e 451 milhões de vendas líquidas. A Super Bock contribui com mais de 80%.

Presente em mais de 50 mercados, na Europa, África e Ásia, a Unicer obtém por via das exportações 25% da sua faturação. E tem na China o seu principal mercado externo, após o “desaire” de Angola, onde a Unicer mantém a sua aposta comercial, apesar das vendas para o país serem, praticamente, “residuais”, reconhece o CEO da empresa. Rui Ferreira assume que o projeto de construção de uma fábrica em Angola, em que a Unicer se envolveu nos últimos dez anos, “está absolutamente suspenso”.

A quebra neste mercado, devido “à forte crise no país, à redução do poder de compra da população e à escassez de divisas”, explica a redução das vendas líquidas globais da Unicer em 1%. “Retirado o efeito Angola, as vendas teriam crescido 20%”, garante Rui Ferreira, sublinhando que a Unicer aumentou presença em todas as geografias, com as vendas a crescerem 6% em África e 1% na Europa e a triplicarem na Ásia.

Também o mercado interno cresceu 6% fruto “da dinâmica turística, de um bom verão longo e quente e de alguma recuperação da economia e da confiança”. Crescimento tiveram, também, os outros indicadores da empresa, com o “cash flow” operacional a aumentar 3% para 86 milhões de euros e os lucros a passarem de 26 para 38 milhões. Um acréscimo de 46%, mas inflacionado pelo facto dos resultados de 2015 terem sido afetados pelo custos de reestruturação da Unicer, designadamente com o fecho da fábrica de Santarém. Numa base comparativa, o crescimento teria sido de 8%.

Números anunciados à margem da apresentação do programa de comemorações dos 90 anos da Super Bock, que contemplam o lançamento em breve de uma cerveja de edição limitada, recriando a garrafa icónica da década de 60 que deu início ao processo de internacionalização, bem como uma campanha de comunicação sob o mote “90 anos a fazer amigos”.

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