Tecnologia

Sustentabilidade é factor cada vez mais decisivo para os consumidores

Sustentabilidade e tecnologia

Livro de Pedro Matias e Diogo Alves mostra como os avanços tecnológicos vão permitir às empresas colocarem menos pressão nos recursos do planeta.

Se a evolução da tecnologia é inevitável e também não é possível fugir aos problemas de sustentabilidade que o planeta enfrenta, juntar estes elementos pode ser a solução? Pedro Matias, presidente do Grupo ISQ, e Diogo Alves, vice-presidente na A2D Consulting e diretor da Associação Federal Alemã de Sustentabilidade, acreditam que este é o caminho a seguir.

O tema da sustentabilidade está na ordem do dia e não apenas por motivos ambientais. Ser ou não sustentável é um elemento que está a pesar cada vez mais na decisão e escolha dos consumidores.

“Se temos duas ou três empresas que prestam o mesmo serviço, podemos optar por aquele que é prestado do modo mais amigo do ambiente. O que está a acontecer é que o consumidor está muito mais atento”, explica Pedro Matias.

“Há pessoas que dão 20, 30, 50% a mais por um produto alimentar só porque ele tem um determinado tipo de características ou induz um determinado tipo de impacto. Isto pode vir a acontecer em várias outras áreas”, acrescentou o líder do ISQ.

A própria empresa de engenharia e certificação, através do spin-off Grow to Green, está a criar alfaces cujo processo de produção consome menos 98% de água.

“É preciso que as pessoas estejam conscientes de que esta transição [para um mundo mais sustentável] tem de ser feita, mas vai demorar algum tempo”, defendeu Diogo Alves, que diz que cabe ao consumidor “fazer força” para que o processo seja mais rápido.

Já Pedro Matias salienta que as gerações mais novas são as que estão dispostas a gastar mais dinheiro por um produto sustentável. “A oferta que as empresas fazem e a maneira como comunicam o impacto que isso tem, pode ser a razão para conseguirmos alterar o paradigma de consumo das populações e da sociedade.”

O papel que a tecnologia pode ter num planeta mais sustentável é justamente o tema do livro que Pedro Matias e Diogo Alves assinam em conjunto e que foi lançado nesta sexta-feira: Binómio Tecnologia & Sustentabilidade – 7 Lições de Colaboração, Inovação e Liderança em Portugal e na Europa.

“Em 30 anos vamos ter um crescimento avassalador na população mundial e isso traz problemas. É preciso alertar para os problemas enquanto temos tempo para atacar”, sublinha Diogo Alves.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

Sustentabilidade é factor cada vez mais decisivo para os consumidores