Tecnologia

Sustentabilidade é factor cada vez mais decisivo para os consumidores

Sustentabilidade e tecnologia

Livro de Pedro Matias e Diogo Alves mostra como os avanços tecnológicos vão permitir às empresas colocarem menos pressão nos recursos do planeta.

Se a evolução da tecnologia é inevitável e também não é possível fugir aos problemas de sustentabilidade que o planeta enfrenta, juntar estes elementos pode ser a solução? Pedro Matias, presidente do Grupo ISQ, e Diogo Alves, vice-presidente na A2D Consulting e diretor da Associação Federal Alemã de Sustentabilidade, acreditam que este é o caminho a seguir.

O tema da sustentabilidade está na ordem do dia e não apenas por motivos ambientais. Ser ou não sustentável é um elemento que está a pesar cada vez mais na decisão e escolha dos consumidores.

“Se temos duas ou três empresas que prestam o mesmo serviço, podemos optar por aquele que é prestado do modo mais amigo do ambiente. O que está a acontecer é que o consumidor está muito mais atento”, explica Pedro Matias.

“Há pessoas que dão 20, 30, 50% a mais por um produto alimentar só porque ele tem um determinado tipo de características ou induz um determinado tipo de impacto. Isto pode vir a acontecer em várias outras áreas”, acrescentou o líder do ISQ.

A própria empresa de engenharia e certificação, através do spin-off Grow to Green, está a criar alfaces cujo processo de produção consome menos 98% de água.

“É preciso que as pessoas estejam conscientes de que esta transição [para um mundo mais sustentável] tem de ser feita, mas vai demorar algum tempo”, defendeu Diogo Alves, que diz que cabe ao consumidor “fazer força” para que o processo seja mais rápido.

Já Pedro Matias salienta que as gerações mais novas são as que estão dispostas a gastar mais dinheiro por um produto sustentável. “A oferta que as empresas fazem e a maneira como comunicam o impacto que isso tem, pode ser a razão para conseguirmos alterar o paradigma de consumo das populações e da sociedade.”

O papel que a tecnologia pode ter num planeta mais sustentável é justamente o tema do livro que Pedro Matias e Diogo Alves assinam em conjunto e que foi lançado nesta sexta-feira: Binómio Tecnologia & Sustentabilidade – 7 Lições de Colaboração, Inovação e Liderança em Portugal e na Europa.

“Em 30 anos vamos ter um crescimento avassalador na população mundial e isso traz problemas. É preciso alertar para os problemas enquanto temos tempo para atacar”, sublinha Diogo Alves.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

OE2020: PR avisa que é preciso “ir mais longe” em matérias como a saúde

Outros conteúdos GMG
Sustentabilidade é factor cada vez mais decisivo para os consumidores