Turismo

Recorde. Portugal recebeu perto de 21 milhões de turistas em 2017

Lisboa. Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens
Lisboa. Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

No ano passado, Portugal voltou a beneficiar do aumento do número de turistas estrangeiros. Foi ano de novo recorde para o setor.

Já se previa e agora chegou a confirmação. Em 2017, a atividade turística voltou a crescer e Portugal conquistou mais um recorde – recebeu mais turistas, registou mais dormidas, tanto de nacionais como de estrangeiros, e viu os proveitos a avançar, mostra o INE esta quarta-feira.

O número de turistas que passaram pelos hotéis cresceu 8,9% em 2017, para 20,6 milhões de hóspedes, muito próximo dos 21 milhões para que a indústria apontou baterias ao longo do ano.

Já as dormidas cresceram 7,4% para um total de 57,5 milhões, impulsionadas pelos turistas estrangeiros, que representaram 72,4% das dormidas totais, mais do que um ano antes. “As dormidas dos mercados externos evidenciaram um aumento de 8,6% em 2017 (+11,5% em 2016) e totalizaram 41,6 milhões de dormidas”, revela o INE, evidenciando que no conjunto do ano, todas as regiões apresentaram aumentos nas dormidas, sobressaindo a RA Açores (+15,8%) e o Centro (+14,5%)”.

Por sua vez, os proveitos totais da hotelaria ascenderam a 3,39 mil milhões de euros, beneficiando de uma melhoria nos resultados de todas as regiões do País. Os melhores resultados goram obtidos nos meses de julho e agosto (428 milhões e 502 milhões de euros, respetivamente).

A estada média, que já vinha a subir há dois anos consecutivos, no entanto retraiu-se no ano passado. Os turistas ficavam, em média, 2,82 noites; agora ficam 2,79 noites – só melhorou marginalmente nas regiões Centro e Algarve.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
ANDRÉ AREIAS/LUSA

Portos. Partes prontas a negociar, mas em condições muito diferentes

Foto: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Cinco impactos do Brexit em Portugal

Frederico Varandas, presidente do Sporting.

(Filipe Amorim / Global Imagens)

Obrigações do Sporting: Juro “caro” é “prémio” para compensar turbulência

Outros conteúdos GMG
Recorde. Portugal recebeu perto de 21 milhões de turistas em 2017