aviação

Companhias europeias dão gás à manutenção da TAP em Portugal

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters
Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Companhia aérea registou prejuízos de 58,1 milhões. Procura por manutenção de motores ganha gás ao negócio da Manutenção em Portugal.

A perspetiva para 2018 era de consolidação e o objetivo confirmou-se. No ano passado, a manutenção de motores a outras companhias aéreas permitiu à TAP Manutenção e Engenharia Portugal crescer 55%. Em relação a 2016, os ganhos com a manutenção triplicaram, mostra o Relatório e Contas da TAP SGPS, disponível para aprovação pelos acionistas em Assembleia Geral marcada para 29 de abril. De 78,03 milhões em 2016, o resultado da Manutenção em Portugal saltou para 228,2 milhões no ano passado.

A TAP justifica a “trajetória de crescimento” com “receitas provenientes da manutenção de motores de clientes internacionais nos quais se encontram algumas das maiores empresas aéreas europeias”, num ano que os prejuízos foram praticamente generalizados em todo o grupo TAP.

À TAP SA, o negócio de aviação, que já tinha apresentado contas negativas de 58,1 milhões de euros, juntaram-se prejuízos em praticamente todos os negócios do grupo, excepto o SPdH, negócio de handling, que registou 6 milhões de euros de lucro. Na Manutenção e Engenharia Brasil os prejuízos foram de 51,6 milhões, já na Aeropar a perda foi de 25,3 milhões.

No total do grupo TAP, o resultado líquido foi negativo em 118 milhões de euros, como noticiou esta terça-feira o jornal de Negócios, um valor que se fica a dever em praticamente metade à companhia aérea. O grupo TAP viu-se a braços com o aumento do preço do combustível e com os custos de fretamentos de aviões para mitigar cancelamentos e atrasos, bem como indemnizações a passageiros. Mas o resultado negativo também se fica a dever a renegociações de contratos coletivos, acordos de pré-reforma e rescisões, ao encerramento da Manutenção e Engenharia Brasil em Porto Alegre, e saída de quase 1000 pessoas, e outras 300 do Rio de Janeiro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(REUTERS/Tyrone Siu/File Photo)

Portugal é campeão na venda de carros elétricos, mas falta rede de carregamento

Huawei | Google | Android

Smartphones Huawei vão ser atualizados, garante a marca

Fotografia: Pedro Rocha/ Global Imagens

Taxa turística já rende 30 milhões às câmaras. É uma subida de 56%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Companhias europeias dão gás à manutenção da TAP em Portugal