Taxa Turística. Só nove estados-membros ainda não a adotaram

Por vezes utilizada como medida para dissuadir a chegada massiva de turistas, outras como mais uma fonte de receita, a taxa turística é regra na UE

Taxa fixa por noite, em percentagem da tarifa diária ou até mesmo para quem nem pernoita. Com o turismo mundial a crescer, muito à boleia das companhias aéreas de baixo custo, os vários países têm introduzido novos tributos para compensar e evitar as enchentes. Na União Europeia tornou-se uma realidade para quase todos os países – apenas nove ainda não a adotaram. Entre tributos por cidade ou província, a ETOA, Associação de Turismo Europeu, estima que os turistas sejam chamados a pagar este complemento em 125 destinos da Europa.

Não existe ainda taxa turística no Chipre, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Suécia e Reino Unido. “Nos três países mais visitados da Europa: França, Espanha e Itália introduziram todos uma série de taxas”, refere a organização que representa agências de viagens e boards de turismo.

Por exemplo, no país mais visitado da Europa, França, a taxe de séjour é uma taxa aplicada mais ou menos nos mesmos moldes das que existem em Portugal: por noite dormida, por hóspede. Em Espanha, onde existem taxas na Catalunha e Ilhas Baleares, às taxas por noite dormida, acresce uma taxa paga por todos os passageiros que chegam por cruzeiro.

Itália já tem taxas turísticas desde 2011. A tassa ou imposta di soggiorno é aplicada por cerca de 1000 municípios e assume os contornos mais graves em Veneza, onde vai nascer em julho, com um valor entre 3 e 10 euros. É uma taxa que nasce com o objetivo de conter turistas e a variação de valor a pagar tem a ver com a época do ano em que a visita ocorre. Esta taxa vai acrescer à taxa por noite dormida que já é aplicada em Itália, revela a ETOA.

 

Conheça os países e as taxas:

República Checa

 

Lituânia

A capital tem uma taxa de um euro por pessoa por noite.

 

Malta

 

Polónia

 

Eslováquia

 

Reino Unido

 

Chipre

 

Dinamarca

Não tem taxa.

 

Finlândia

Não tem taxa.

 

Letónia

Não tem taxa.

 

Lituânia

Não tem taxa.

 

Luxemburgo

 

Irlanda

 

Suécia

 

Áustria

Bélgica

 

Bulgária

O valor da taxa varia entre de 0,10€ a 1,95€ por pessoa por noite.

 

Croácia

 

França

 

Alemanha

 

Grécia

 

Hungria

Itália

Holanda

Portugal

Roménia

Eslovénia

 

Espanha

 

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de