transportes

Taxistas lançam aplicação para concorrer com a Uber

Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens
Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Plataforma Izzy Move, da Antral, vai ser apresentada na terça-feira. Secretário de Estado José Mendes, contestado pelo sector, vai estar no evento.

Os taxistas vão ter uma aplicação móvel para concorrer com a Uber, Cabify e outras plataformas de transportes. A plataforma Izzy Move vai ser apresentada pela associação Antral, liderada por Florêncio de Almeida, na próxima terça-feira, dia 23. O Governo vai estar representado no evento pelo secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, que tem sido um dos principais alvos de contestação do sector do táxi desde que foi regulada a atividade das plataformas TVDE em Portugal.

A Izzy Move vai ter abrangência nacional: logo no início, estará disponível em 26 concelhos portuguesas, graças à parceria com 10 associações de táxis, adiantou Florêncio de Almeida em declarações ao Dinheiro Vivo.

A nova plataforma permitirá a qualquer pessoa chamar o táxi através de uma aplicação móvel gratuita disponível nas plataformas App Store (Apple) ou Google Play (Android). Depois, será apresentada uma estimativa do custo da viagem, que poderá ser paga com cartão de crédito, em dinheiro ou dentro da aplicação. No final, o cliente poderá avaliar o motorista e até fazer comentários à qualidade do serviço.

“Trata-se de uma inovação de chamada de táxis, que o sector concretiza, integrada com modelo de pagamento e faturação dos mais avançados e pioneira em Portugal na abrangência geográfica nacional que muito contribuirá, desejamos e estamos certos, para a elevação da sua imagem, da qualidade do serviço que prestamos ao cliente e ao País”, refere a associação em nota de imprensa divulgada esta quinta-feira.

A nova aplicação é uma evolução do serviço Táxi Digital, lançado em 2013 também pela Antral.

Contactada pelo Dinheiro Vivo, a FPT – Federação Portuguesa do Táxi garantiu que não tem qualquer ligação a esta aplicação.

Este serviço também vai concorrer com a Mytaxi, uma aplicação móvel que pertence ao grupo Daimler e que permite chamar táxis com o telemóvel em Lisboa e no Porto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(REUTERS/Tyrone Siu/File Photo)

Portugal é campeão na venda de carros elétricos, mas falta rede de carregamento

Huawei | Google | Android

Smartphones Huawei vão ser atualizados, garante a marca

Fotografia: Pedro Rocha/ Global Imagens

Taxa turística já rende 30 milhões às câmaras. É uma subida de 56%

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Taxistas lançam aplicação para concorrer com a Uber