"Devíamos ter fechado as escolas todas no início do ano". Virologista Pedro Simas responde a tudo

Novas variantes do vírus, máscaras, confinamento e vacinas. Virologista português Pedro Simas responde a tudo sobre o novo coronavírus no 9º episódio do Made in Tech, em que voltamos a falar da pandemia.

Pedro Simas virologista do Instituto de Medicina Molecular, de 54 anos, é o convidado do nosso 9º episódio, o segundo sobre a pandemia. Tem sido presença constante nas televisões, jornais e revistas desde março, quando o novo coronavírus chegou oficialmente a Portugal e explica-nos qual a melhor ciência para perceber o vírus que alterou os hábitos na vida humana no planeta em 2020 (e 2021) e como vamos sair da crise pandémica e atingir imunidade de grupo - "só quando conseguirmos que ter o vírus não signifique ter doença grave é que o vamos conseguir".

(Pode ouvir e seguir o nosso podcast Made in Tech nos Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts ou no nosso site)

Em discussão estão os seguintes tópicos:

- O confinamento como medida de proteção em crise pandémica é mesmo eficaz?

- O que é que Portugal fez de mal para se tornar em janeiro o pior país do mundo em número de casos (semanais e diários, por milhão de habitantes), mortes e em percentagem de testes positivos? "Desde o início de janeiro que digo - cheguei a dizê-lo ao José Rodrigues dos Santos no Telejornal da RTP - que tínhamos mesmo de fechar as escolas todas (não só acima dos 12 anos) para pouparmos vidas, evitarmos o caos e começarmos a voltar a reduzir os números diários. Era inevitável fechar por completo, pena que tenha demorado".

- Os perigos ou cuidados que as novas variantes britânica, brasileira e sul-africana do coronavírus inspiram.

- As novas variantes requerem mesmo o uso de máscaras FFP2 ou têxtil de nível mais elevado do que as que são feitas de forma artesanal?

- Quais as máscaras perfeitas para evitar a infeção e qual a diferença entre elas?

- Como saímos desta crise pandémica agravada em Portugal ("pelo menos três a quatro semanas até ter alguns efeitos de melhorias")?

- As vacinas são a luz ao fundo do túnel. Como vão fazer a diferença, quanto tempo vai demorar? Pedro Simas analisa os exemplos de Israel (recordista mundial a vacinar a população) e compara com a Nova Zelândia, exemplo perfeito de um país que se fechou por completo para evitar o vírus e conta agora com a vacinação (a Nova Zelândia, a certa altura, vai ter de abrir o país para deixar entrar o vírus, quando conseguirmos pelas vacinas, que ele já não tenha consequências graves para os seres humanos".

Falamos ainda sobre a forma como o ser humano em geral lida com a informação e desinformação na era digital, tecnológica e de vitórias ímpares na ciência.

Episódios anteriores do podcast Made in Tech

Ep 1 - A 3ª era da internet (neutralidade, privacidade, identidade digital na posse do utilizador) - Com Celso Martinho, o pai do Sapo, atualmente na gigante Cloudflare

Ep 2 - Resumo do ano de 2020. Google e Facebook (dados, publicidade, privacidade e policiamento de práticas ilícitas ou discurso de ódio; concorrência; separação dos gigantes tecnológicos)

Ep 3 - Médicos de saúde pública e epidemiologista Ricardo Mexia e Filipe Froes sobre ciência e pandemia. "Governo deveria de ouvir a ciência e os especialistas"

Ep 4 - Especial feira de tecnologia CES 2021 + as tendências que vão marcar o ano. Com Ana Rita Guerra (a partir de Los Angeles)

Ep 5 - Entrevista à vice-presidente da Comissão Europeia Margrethe Vestager. "Viver na bolha das redes sociais tira-nos outras perspetivas". Vestager quer algoritmos revelados

Ep 6 e 7 - Podem e devem os gigantes tech excluir Trump da internet? É possível separar os gigantes tech, até onde se pode policiar a internet? Como pode a privacidade reinar online? - Com jornalista do POLITICO Laura Kayali e com a advogada Cláudia Martins

Ep 8 - Como a plataforma Teams já ajudou e pode voltar a apoiar o ensino remoto em Portugal + Os destaques do evento Building The Future. Com Teresa Vírginia, CMO da Microsoft Portugal.

Ep 9 - Virologista Pedro Simas.

No 10º episódio, na próxima sexta-feira, vamos falar sobre o espaço e a origem da vida na Terra com a astrobióloga Zita Martins.

Se já ouviu o podcast Made in Tech e quer ajudar-nos a melhorá-lo, participe neste questionário rápido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de