Ucrânia: As lições da 1ª guerra em tempo real na Internet. Com Rita Marrafa de Carvalho

No 59º episódio do podcast Made in Tech olhamos para a guerra na Ucrânia, na perspetiva de ser a primeira num país maioritariamente na Internet. A ajudar-nos na análise repleta de pormenores sobre a invasão está jornalista, autora e professora Rita Marrafa de Carvalho.

A guerra é tão antiga quanto o ser humano, mas só mais recentemente começou a ser vista nas televisões de uma forma diária. Nos últimos anos tem havido vários conflitos graves, do Iémen ao Afeganistão ou Síria, mas nunca como em 2022 houve um conflito armado de grandes proporções num país onde mais de 70% da população está ligada online.

A Ucrânia, o seu presidente e governo e a população do país têm sido peça fulcral na forma como têm usado a Internet para comunicar e mostrar quase em tempo real o efeito trágico das bombas que têm assolado o país.

A conversa está aqui:

Ouça e subscreva em: Apple Podcasts | Spotify | Google

Aceda a todos os episódios do Made in Tech (sobre criptomoedas; exploração espacial; guerra Austrália-Facebook com entrevista ao pai do código australiano; Clubhouse; ciência na pandemia; impostos digitais com Margrethe Vestager; ensino à distância): dinheirovivo.pt/podcast/made-in-tech

Falamos com a jornalista, autora e professora de jornalismo Rita Marrafa de Carvalho sobre comunicação em tempos de guerra, do jornalismo à forma de fazer política (presidente Zelenski), passando pela confiança nas fontes de informação e, claro, a desinformação como arma de guerra.

Amanhã publicamos a segunda parte deste episódio mais focado em desinformação e propaganda, com Miguel Crespo, investigador no CIES-IUL do ISCTE e no Obercom.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de