- Comentar
A guerra é tão antiga quanto o ser humano, mas só mais recentemente começou a ser vista nas televisões de uma forma diária. Nos últimos anos tem havido vários conflitos graves, do Iémen ao Afeganistão ou Síria, mas nunca como em 2022 houve um conflito armado de grandes proporções num país onde mais de 70% da população está ligada online.
A Ucrânia, o seu presidente e governo e a população do país têm sido peça fulcral na forma como têm usado a Internet para comunicar e mostrar quase em tempo real o efeito trágico das bombas que têm assolado o país.
A conversa está aqui:
Made in Tech EP59 - Rita Marrafa de Carvalho
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ouça e subscreva em: Apple Podcasts | Spotify | Google
Aceda a todos os episódios do Made in Tech (sobre criptomoedas; exploração espacial; guerra Austrália-Facebook com entrevista ao pai do código australiano; Clubhouse; ciência na pandemia; impostos digitais com Margrethe Vestager; ensino à distância): dinheirovivo.pt/podcast/made-in-tech
Falamos com a jornalista, autora e professora de jornalismo Rita Marrafa de Carvalho sobre comunicação em tempos de guerra, do jornalismo à forma de fazer política (presidente Zelenski), passando pela confiança nas fontes de informação e, claro, a desinformação como arma de guerra.
Amanhã publicamos a segunda parte deste episódio mais focado em desinformação e propaganda, com Miguel Crespo, investigador no CIES-IUL do ISCTE e no Obercom.