Tecnológicas voam nas marcas mais valiosas (menos o Facebook)

Os gigantes tecnológicos voltam a liderar o ranking de marcas mais valiosas do mundo (Coca Cola surge em 5.º). Mastercard e Amazon lideram subidas

Sem surpresas, as empresas tecnológicas continuam a dominar as marcas mais valiosas no planeta em plena transformação na era digital. O ranking Best Global Brands da Interbrand continua a ser liderado pela Apple (234,24 mil milhões de dólares), seguida da Google (167,71 mil milhões de dólares) e da Amazon (125,26 mil milhões de dólares) - os valores em causa representam as receitas fiscais do ano fiscal mais recente.

O quarto posto é da Microsoft (108,8 mil milhões) e só no quinto posto é que surge uma empresa não tecnológica e já com larga distância para as tecnológicas, a Coca-Cola com um valor estimado de 63,4 mil milhões.

Outro factor significativo é que todas essas tecnológicas do Top 4 subiram de valor, em contraste com a Coca Cola, que perdeu 4%. A rainha das subidas no Top 10 é mesmo a Amazon, que subiu 24% no valor da sua marca, seguindo-se a Microsoft, que também tem tido um ano muito forte e que subiu 17%. A líder Apple ficou-se por uma subida de 9% e a Google por 8%.

Em contra ciclo com a áreas da tecnologia, o Facebook caiu 12% e saiu do top 10, passando do 9.º para o 14.º lugar. Completam o Top 10 a Samsung, Toyota, Mercedes-Benz, McDonald’s e Disney, que subiu 11% e lidera as subidas nas empresas não tecnológicas nas primeiras 10 marcas. A Toyota e a Mercedes destacam-se assim no sector automóvel, tendo ambas subido 5% em valor.

A plataforma de mobilidade Uber e a rede social profissional LinkedIn juntam-se à lista pela primeira vez, ocupando a 87.ª e 98.ª posição, respetivamente, tal como a Dell (63.º), todas marcas tecnológicas a estrearem-se no Top 100.

A liderar as subidas em valor de marca em todo o ranking está a Mastercard, que viu o seu valor subir 25%, o que lhe permitiu saltar do 70.º para o 62.º lugar, seguindo-se, como já referimos a tecnológica Amazon, já no Top 3 e a marca de luxo, Gucci, que subiu 23% e ocupa o 33.º lugar do ranking.

A Interbrand destaca ainda que Luxo e Retalho serem os setores que mais cresceram no ranking, pelo segundo ano consecutivo. Todas as marcas do top 100 têm um valor combinado de 2,37 milhões de milhões dólares, o que representa um aumento de 5,7% em relação a 2018.

TOP 20 do ranking Best Global Brands da Interbrand 2019

1 Apple Technology +9% ............ 234.24 mil milhões de dólares

2 Google Technology +8% ............ 167.71

3 Amazon Technology +24%............ 125.26

4 Microsoft Technology +17%............ 108.84

5 Coca-Cola Beverages -4% ............ 63.36

6 Samsung Technology +2............ 61.09

7 Toyota Automotive +5%............ 56.24

8 Mercedes-Benz Automotive +5............ 50.83

9 McDonald's Restaurants +4............ 45.36

10 Disney Media +11%............ 44.35

11 BMW Automotive +1%............ 41.44

12 IBM Business Services -6%............ 40.38

13 Intel Technology -7%............ 40.19

14 Facebook Technology -12%............ 39.85

15 Cisco Business Services +3%............ 35.55

16 Nike Sporting Goods +7%............ 32.37

17 Louis Vuitton Luxury +14............ 32.22

18 Oracle Business Services +1%............ 26.28

19 GE Diversified -22%............ 25.56

20 SAP Business Services +1%............ 25.09

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de