Teixeira Duarte ganha obra de 250 milhões na Argélia

Teixeira Duarte

O concessionário em que a Teixeira Duarte tem uma participação de 48% vai construir uma auto-estrada na Argélia, uma obra no valor de 250 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM. A parte atribuível à construtora portuguesa é de 121, 75 milhões.

A empreitada tem o prazo previsto de 23 meses a contar de 2 de abril, data em que foi anunciado o vencedor do concurso pela AGA – Algérienne de Gestion des Autoroutes. No consórcio participam ainda a empresa argelina ETRHB HADDAD (46%) e a espanhola SICE (6%).

A obra foi adjudicada por 253,65 milhões de euros, “dos quais 35,7% são pagos em euros e os restantes 64,3% em dinares argelinos”, acrescenta a Teixeira Duarte, no mesmo comunicado.

A atribuição da obra à empresa portuguesa, que voltou ao PSI20 esta semana (em substituição da Sonaecom), comprova o compromisso do governo argelino de atribuir a companhias portuguesas a construção do troço de autoestrada.

Numa reunião do grupo de trabalho económico luso-argelino, que decorreu em Argel há duas semanas – quando o vice-primeiro-ministro Paulo Portas se encontrava em visita ao país, com uma comitiva de 36 empresas -, o governo daquele país afirmou pretender que
Portugal passasse a integrar o grupo de parceiros preferenciais na
contratação pública.

O primeiro passo foi a decisão de conferir à empresa portuguesa um lanço de autoestrada de cerca de 40 quilómetros, que ligará o
porto de Skikda à autoestrada leste-oeste (leia mais aqui).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(DR)

Crédito ao consumo dispara 15% em outubro

(Paulo Spranger/Global Imagem)

Indemnizações pagas pelo Fundo de Garantia Salarial não escapam ao IRS

CP tem de entregar contrato de serviço público com o Estado até 31 de dezembro. (Leonardo Negrão / Global Imagens)

CP: Adiamento de manutenção de comboios regionais vale demissão

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Teixeira Duarte ganha obra de 250 milhões na Argélia