sustentabilidade

Tem cartão Continente? Já pode aderir à fatura eletrónica

Serviço de fatura eletrónica já está disponível nas lojas da insígnia Continente. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens
Serviço de fatura eletrónica já está disponível nas lojas da insígnia Continente. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens

Medida está em vigor nas lojas Continente desde 26 de novembro. Se todos os clientes aderissem, seriam poupadas 193 toneladas de papel por ano

O Governo decidiu acabar com as faturas em papel a partir de janeiro, mas o Continente antecipou-se e tem já o serviço de fatura eletrónica em funcionamento, assumindo-se como o primeiro retalhista alimentar em Portugal a lançar esta funcionalidade que permitirá aos clientes não só “pouparem tempo e fazerem uma gestão integrada das suas compras”, mas, também, ajudarem à preservação do ambiente.

O serviço, que está já disponível desde 26 de novembro, destina-se aos titulares do cartão Continente ou do cartão Universo, que deverão aderir à fatura eletrónica no site ou na app do cartão, onde terão de inserir os seus dados de faturação e dar consentimento para o seu uso. O Continente estima que, se todos os clientes aderissem, esta medida permitiria poupar, aproximadamente, 193 toneladas de papel ao ano, o que corresponde a cerca de quatro mil árvores.

“O talão de caixa não só nos tira tempo, porque nos obriga a ficar à espera da sua impressão, como é inimigo do ambiente. E a verdade é que, as poucas vezes em que precisamos dele, para uma troca ou uma reclamação, nunca sabemos dele. E, por isso, já há muito tempo que estávamos apostados na desmaterialização deste momento, dando mais conforto à experiência em loja aos nossos clientes”, explica Tiago Simões, diretor de Marketing da insígnia de retalho alimentar da Sonae.

Após a subscrição, os clientes passam a receber as faturas diretamente no seu email, em tempo real, no momento da compra. E podem sempre consultar as faturas dos últimos 30 dias através da app e do site cartão Continente. O serviço está já disponível nos mais de 270 supermercados e hipermercados Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, e será alargado às insígnias Well’s, note! e Zu. O objetivo é chegar às 700 lojas no primeiro semestre de 2019.

Desde 26 novembro, quando o serviço ficou disponível, já aderiram mais de 10 mil clientes do Continente e “a grande maioria já tem faturas eletrónicas emitidas”, garante Bruno Mourão, responsável de Tecnologias de Informação do Continente. Esta era uma funcionalidade que o Continente vinha preparando já há algum tempo, mas que obrigou a questões de certificação digital de modo a que as faturas tivessem validade fiscal. “Já temos o talão digitalizado há algum tempo. Quem fazia compras na nossa loja e tinha a app do cartão Continente já conseguia ver uma espécie de representação digital do seu talão, mas que não tinha validade fiscal e foi nisso que estivemos a trabalhar mais recentemente para poder servir de prova e, inclusivamente, ajudar, também, nos processos de devolução ou noutras questões em que o talão seja útil”, explica.

E se acha que esperar pela impressão do talão de compra ou da fatura não leva assim tanto tempo, o Continente fez as contas por si e estima uma poupança de, sensivelmente, 20 segundos em cada compra que se traduz numa poupança anual de mais de meia hora para quem faz compras nas lojas do grupo Sonae duas vezes por semana.

 

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