Turismo

Secretária de Estado do Turismo anuncia programa de capacitação para empresários

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. 
(Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens)
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. (Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens)

O programa arranca já este mês.

O Governo vai lançar este mês um programa de capacitação (Best) para gestores na área do turismo, anunciou esta sexta-feira a secretária de Estado do Turismo.

Na sessão de encerramento do 30.º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, Ana Mendes Godinho disse que “estamos a conseguir cada vez mais que o turismo seja um instrumento para levar as pessoas a descobrir o território e a mobilizar a atração de novos investidores”.

Para a governante, “Portugal tem aquilo que são as tendências de futuro: tempo, autenticidade, silêncio e esta grande capacidade de receber e, por isso, temos tudo para continuar a ser o melhor destino do mundo”. Antecipa, no entanto, vários desafios no horizonte e refere que “têm de ser assumidos compromissos e prioridades para 2019”, nomeadamente ao nível da captação de rotas aéreas ao longo de todo o ano para os vários aeroportos nacionais e do reforço na digitalização para ganharmos escala. E, frisa: “O desafio é garantir que em qualquer lugar do mundo Portugal seja o primeiro país na cabeça das pessoas”.

Acresce “o grande desafio de continuarmos o ritmo de investimento no turismo”. Nos últimos três anos, foram apoiados 1410 projetos turísticos, num valor total de 1100 milhões de investimento, recorda.

Ana Mendes Godinho salientou ainda a importância de assegurar cada vez mais a sustentabilidade a nível ambiental. Também o primeiro-ministro, António Costa, anunciou ontem no congresso da AHP uma nova linha para a melhoria da eficiência energética, melhor uso da água e gestão dos próprios resíduos. Neste âmbito, serão lançados apoios a fundo perdido de 40 mil euros, por projeto, dirigidos às pequenas e médias empresas do setor turístico.

Por último, sobre os recursos humanos, deixa o recado: é preciso reter talento. Nesse sentido, a governante lança um repto para que sejam rapidamente concluídos os processos relacionados com os contratos coletivos de trabalho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Secretária de Estado do Turismo anuncia programa de capacitação para empresários