Jogos

Tencent oferece 148 milhões para comprar produtora de jogos Funcom

Conan Exiles, Funcom
O jogo Conan Exiles, criado pela norueguesa Funcom.

A Tencent ofereceu 148 milhões de dólares para comprar todas as ações da criadora do jogo Conan Exiles.

A chinesa Tencent fez uma oferta de 148 milhões de dólares para comprar todas as ações da produtora de jogos norueguesa Funcom. Criada em 1993, a Funcom é responsável por jogos como Conan Exiles ou Age of Conan.

A Tencent, considerada por muitos como a maior empresa de jogos do mundo, já detém uma participação de 29% da Funcom, empresa liderada pelo português Rui Casais. Esta participação foi anunciada em outubro de 2019.

Esta quarta-feira, a empresa eleva a fasquia ao fazer uma oferta de 148 milhões de dólares (cerca de 133,5 milhões de euros) para adquirir todas as ações da empresa norueguesa.

A Funcom é uma empresa cotada na bolsa de Oslo. A Tencent está disposta a oferecer 17 coroas norueguesas por ação, o equivalente a 1,71 euros, à conversão atual. Esta oferta é mais alta do que o valor atual, situado nas 16 coroas.

Citado em comunicado, Rui Casais, CEO da Funcom, descreve que a oferta da empresa chinesa foi “recebida com entusiasmo”. “Temos tido uma excelente relação com a Tencent enquanto nossa maior acionista até aqui e estamos entusiasmados com esta oportunidade.” A mesma nota indica ainda que a Funcom “continuará a desenvolver grandes jogos que possam ser jogados por pessoas de todo o mundo, acreditando que o apoio da Tencent poderá levar a Funcom para o próximo nível”.

Na mesma nota de imprensa, Rui Casais, que ingressou na Funcom em 2004, refere que “a Tencent proporcionará à empresa suporte operacional e insights resultantes do vasto conhecimento enquanto empresa líder na área dos jogos”.

Segundo meios como a Venture Beat, a Tencent não pretende fazer alterações ao negócio da Funcom. Atualmente, a empresa norueguesa tem no seu portefólio títulos como Conan Exiles, Secret World Legends, Age of Conan e Anarchy Online.

A Tencent tem participações em várias empresas de jogos. A companhia chinesa conta com uma participação maioritária na Riot Games, responsável pelo jogo League of Legends. Na Epic Games, a responsável pelo sucesso Fortnite, a Tencent detém uma participação de 48,4%. A multinacional tem ainda participações na Ubisoft, Paradox, Frontier ou Supercell.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: D.R.

Julho só com mais 390 desempregados oficiais, mas 44 mil novos inscritos no IEFP

António Ramalho, CEO do Novo Banco. Fotografia: Tiago Petinga/Lusa

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% ‘coberto’ pela ajuda do Estado

Fotografia: D.R.

Novo Banco. GNB teve idoneidade verificada pelo regulador

Tencent oferece 148 milhões para comprar produtora de jogos Funcom