Porto de Lisboa

Terminal de contentores de Alcântara com investimento de 122 milhões de euros

Imagem do terminal de contentores de Alcântara, que pertence ao Porto de Lisboa. (Natacha Cardoso/ Global Imagens)
Imagem do terminal de contentores de Alcântara, que pertence ao Porto de Lisboa. (Natacha Cardoso/ Global Imagens)

Grande parte deste montante será investido em novos equipamentos, que irão permitir redução de emissões nas operações do terminal.

O terminal de contentores vai beneficiar de um investimento de 122 milhões de euros nos próximos meses. Este é o resultado do acordo assinado esta segunda-feira entre a administração do Porto de Lisboa e a Liscont, a empresa concessionária deste terminal e que pertence ao grupo turco Yilport, no âmbito da renegociação do contrato de concessão desta infraestrutura.

A cerimónia de assinatura do documento contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do presidente do Yildirim, dono da Yilport, Robert Yildrim. A aposta neste terminal será feita apenas com capitais privados, ao abrigo do contrato de concessão, válido até 31 de dezembro de 2038.

Três quartos deste investimento serão feitos na compra e instalação de equipamentos, com uma fatia de 93,5 milhões de euros. Ficou acordada a aquisição de “dois novos pórticos de cais e seis novos pórticos de parque”, segundo uma nota de imprensa.

Esta aposta nos equipamentos também permitirá uma “forte redução das emissões de dióxido de carbono” nas operações deste terminal, com a aposta nos meios fluviais e ferroviários, e uma maior fluidez nas operações e uma interação positiva com a envolvente citadina onde o terminal está inserido.

O acordo também prevê a intervenção em infraestruturas, no valor de 16,5 milhões de euros; e ainda a aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica, no montante de dois milhões de euros.

O terminal de Alcântara movimenta, atualmente, mais de 40% de toda a carga em contentores utilizada no Porto de Lisboa, que conta também com dois terminais deste género em Santa Apolónia.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

AL perdeu quase 3000 casas em Lisboa e Porto. Oferta para arrendar cresce

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Terminal de contentores de Alcântara com investimento de 122 milhões de euros