mercado automóvel

Tesla lidera mercado mundial de carros elétricos

Tesla Model 3, no Stand da Tesla, no El Corte Inglès em Vila Nova de Gaia.
 
(Leonel de Castro/Global Imagens)
Tesla Model 3, no Stand da Tesla, no El Corte Inglès em Vila Nova de Gaia. (Leonel de Castro/Global Imagens)

Novo Model 3 permitiu à marca de Elon Musk ficar em primeiro lugar nas vendas de carros elétricos em 2018, segundo a consultora Jato Dynamics.

As vendas de automóveis elétricos aumentaram 74% em 2018. Foram comprados, a nível mundial, 1,26 milhões de carros movidos exclusivamente a baterias, o que constitui um novo recorde, segundo os dados divulgados esta semana pela consultora Jato Dynamics. A Tesla liderou pela primeira vez a tabela de vendas.

A marca liderada por Elon Musk conseguiu pela primeira vez a primeira edição graças à entrada em circulação do Model 3. O primeiro veículo em larga escala da marca norte-americana conseguiu vendas de cerca de 138 000 unidades, ou seja, mais de 10% do mercado mundial de veículos elétricos. Bateu por larga margem o segundo classificado, o automóvel chinês BAIC EC, que ficou com 92 000 registos.

Em terceiro lugar, surge o Nissan Leaf, com 85 000 unidades; no lugar seguinte, aparece mais um automóvel chinês, o Zotye E200, com 51 000 veículos. A Tesla fecha o top-5 com o Model S, que registou a venda de 48 000 unidades, de acordo com a tabela divulgada pela Bloomberg.

Há três fatores que justificam a cada vez maior procura de automóveis elétricos pelos consumidores, no entender da consultora automóvel.

Leia aqui: Gene Munster: “Faz todo o sentido que a Apple compre a Tesla, mas…”

Em primeiro lugar, “a procura de carros elétricos pelo mercado chinês, que ganhou visibilidade junto dos consumidores locais devido à promoção das vantagens ambientais destes veículos pelos governos locais”.

Segundo, nos Estados Unidos, “o início da venda do Model 3 da Tesla, que registou bons números no primeiro mercado em que foi lançado a nível mundial”.

Terceiro, na Europa, “a crise dos automóveis a gasóleo aumentou a consciência dos consumidores sobre os benefícios dos carros elétricos”.

Em Portugal, foram vendidos 4 073 automóveis elétricos em 2018, mais 148,4% em relação ao ano de 2017, segundo os dados da ACAP – Associação Automovel de Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: José Carmo/Global Imagens

ISEG estima queda do PIB entre 8% e 10% este ano

António Mota, fundador da Mota-Engil. Fotografia: D.R.

Mota-Engil é a única portuguesa entre as 100 maiores cotadas do setor

António Rios Amorim, CEO da Corticeira Amorim. Fotografia: Tony Dias/Global Imagens

Lucros da Corticeira Amorim caíram 15,1% para 34,3 milhões no primeiro semestre

Tesla lidera mercado mundial de carros elétricos