Tesla tem pior trimestre de sempre e atrasa produção do Model 3

Problemas no fornecimento de baterias levaram Elon Musk a reduzir as metas de produção do primeiro veículo em larga escala da Tesla

O terceiro trimestre foi o pior de sempre para a Tesla. Entre julho e setembro, a marca liderada por Elon Musk registou prejuízos de 619,4 milhões de dólares (532,5 milhões de euros), o que compara com os lucros de 21,9 milhões de dólares registados no mesmo período de 2016. A empresa alertou ainda para atrasos na entrega do Model 3, o primeiro veículo elétrico de larga escala da Tesla.

"Tenho de dizer-vos que estava muito deprimido há três ou quatro semanas", confessou Elon Musk aos analistas depois de adiantar que não vai cumprir, pelo menos até março, a meta de fabricar 10 000 unidades do Model 3 por semana e, assim, cumprir o objetivo de produção de 500.000 automóveis para 2018. Por agora, a Tesla prevê fabricar 5000 Model 3 por semana ao longo do primeiro trimestre de 2018 e não em dezembro deste ano, como estava previsto anteriormente.

A culpa é dos problemas na linha de produção da fábrica, sobretudo na parte das baterias, fabricadas na Gigafactory, no Nevada (Estados Unidos), segundo a Bloomberg. Elon Musk culpou, em parte, um fornecedor pelos problemas sentidos na fábrica e que levaram os funcionários a reiniciarem o desenvolvimento de software e a readaptar os elementos elétricos e mecânicos do veículo. A Tesla apenas produziu 260 Model 3 no terceiro trimestre; tinha previsto fabricar 1500, de acordo com a Reuters.

A situação deixou os investidores preocupados e refletiu-se após o fecho da sessão, com os títulos da Tesla a recuarem 5%. Mais de 500 000 clientes já fizeram a pré-reserva do Model 3.

A empresa, ainda assim, diz que está "bem financiada" para lidar com esta situação. Até ao final do ano, espera gastar cerca de mil milhões de dólares. Contando com os 1,1 mil milhões de dólares gastos no terceiro trimestre, a Tesla prevê investir um total de dois mil milhões de euros no segundo semestre de 2017.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de