Indústria

Tetra Pak estreia com Compal embalagem mais ecológica

Nova embalagem da Tetra Pak permite reduzir pegada de carbono
Nova embalagem da Tetra Pak permite reduzir pegada de carbono

Polónia, Roménia e Brasil deverão ser os próximos mercados onde a multinacional Tetra Pak vai lançar esta nova embalagem

A Tetra Pak estreou com a Sumol + Compal uma embalagem mais ecológica. A nova embalagem é mais baixa em emissões de carbono, reciclável, conta com o certificado FSC e uma tampa de plástico proveniente de cana-de-açúcar.

A empresa portuguesa foi a primeira a entrar no mercado com a nova embalagem Tetra Stelo, esperando-se que os próximos lançamentos ocorram na Polónia, Roménia e Brasil.

Em maio, quando anunciou um investimento de 65 milhões de euros até 2021, metade na fábrica de Almeirim, a Sumol + Compal revelou que ia fazer o teste mundial das novas embalagens da Tetra Pak. As novas embalagens pesam menos 15%, permitindo uma redução das emissões em CO2, bem como a redução em cerca de 200 toneladas/ano os materiais consumidos, designadamente de plásticos de origem fóssil, segundo a empresa.

Leia ainda: Tetra Pak. Fábrica portuguesa única a produzir palhinhas de papel a nível global

“Estamos muito satisfeitos por ter o nosso produto em embalagens Tetra Stelo Aseptic. É uma opção mais ecológica graças ao seu peso mais ligeiro e à certificação FSC, assim como a tampa proveniente de cana-de-açúcar, uma fonte renovável. Graças ao seu formato mais ergonómico, é uma embalagem mais funcional para conservar e servir a bebida”, comenta Duarte Pinto, CEO da Sumol + Compal, citado em nota de imprensa.

A nova gama de embalagens começa nos 1000 ml “com novos tamanhos a serem adicionados à família dentro em breve”.

A multinacional sueca tem vindo a lançar novas soluções para reduzir o impacto das embalagens no meio ambiente. Em julho, anunciou que ia começar a produzir palhinhas em papel, antecipando a proibição de Bruxelas que, até 2021, quer acabar com produtos de plástico de utilização única. Uma produção feita na fábrica da companhia em Portugal, a única a produzir este tipo de produto a nível global.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: JOAO RELVAS / LUSA

Desemprego registado volta a crescer em agosto, supera 409 mil inscrições

ensino escola formação

Estes são os empregos e as competências mais procuradas em Portugal

Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior.
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Alunos vão pagar até 285 euros para ficar em hotéis e alojamento local

Tetra Pak estreia com Compal embalagem mais ecológica