Dinheiro Vivo TV

The House of Sandeman. Já pode dormir nas caves de vinho do Porto

A carregar player...

Investimento foi de um milhão de euros e marca a chegada da The Independente Collective ao Porto

A Sandeman, pioneira no mundo do vinho do Porto, é, também, agora chancela do primeiro branded hostel do mundo. O The House of Sandeman Hostel & Suites é um projeto da The Independente Collective em parceria com a Sogrape, situado nos andares superiores do edifício das Caves Sandeman, que em tempos albergaram os escritórios da companhia. A vista para o rio Douro e a zona ribeirinha do Porto são uma das muitas mais-valias do espaço.

A funcionar desde o mês passado, mas só agora oficialmente inaugurado, o The House of Sandeman conta com 12 suites e 43 camas divididas por quatro camaratas, com uma capacidade total para cerca de 67 hóspedes. A abertura foi “um sucesso” e o espaço, apesar de recente, tem contado com taxas de ocupação da ordem dos 70%. As suites custam, nestes meses de arranque, cerca de 170 euros a noite; nas camaratas o preço é de 25 euros. Os beliches são peças originais, criadas exclusivamente para este espaço e inspiram-se nas pipas de vinho do Porto.

E para que não falte comodidade a quem fica no hostel, os colchões são 30% maiores do que o habitual: medem 1,20 metros de largura e 2 metros de comprimento. Além disso, cada cama possui um candeeiro de leitura e cortina para maior privacidade e cada camarata conta com duas a quatro casas de banho completas, em formato de quarto de hotel.

Nas suites, a escolha foi por associar aos elementos originais do edifício peças decorativas ligadas à marca Sandeman e à cidade do Porto. Muitas delas provenientes do espólio original da própria marca, que também é visível na sala comum do hostel, instalada naquela que era a antiga sala de provas da Sandeman (a marca foi adquirida, em 2002, pela Sogrape Vinhos). Destaque para a receção que é, simultaneamente, bar, cozinha e espaço de convívio.

Hospitalidade criativa
Um milhão de euros é quanto foi investido no projeto, que inclui todas as obras de remodelação do espaço, equipamentos e decoração. “Este projeto é o fruto de quase quatro anos de trabalho. Quando uma empresa como a Sogrape dá o primeiro passo e convida um jovem grupo como o nosso para revolucionar uma categoria tão acarinhada, mas igualmente tradicional, a expectativa e o entusiasmo chegam de mãos dadas com o respeito e o profissionalismo”, refere Bernardo d’Eça Leal, administrador do The Independente Collective, um grupo que nasceu pela mão de quatro irmãos que têm por ambição “liderar projetos de hospitalidade criativa”, e apresentando restaurantes cujos conceitos “procuram surpreender e desafiar” quer os clientes locais quer os viajantes. The Independente Hostel & Suites, junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, e os restaurantes Decadente e Insólito são da sua responsabilidade.

Já o administrador da Sogrape responsável pela área do enoturismo lembra que o novo projeto se insere numa estratégia integrada que visa elevar a experiência Sandeman muito para além do próprio vinho do Porto. “Pretendemos criar para a Sandeman um roteiro de emoções únicas, num ambiente sofisticado e, simultaneamente, descomprometido. Depois da remodelação das caves, a experiência de mergulho no universo da marca prolonga-se, agora, com a oportunidade de dormir onde tudo acontece”, destaca Manuel Guedes. Sandeman Terrace, em Vila Nova de Gaia, Sandeman Chiado, em Lisboa, e Quinta do Seixo, no Douro, são outros dos projetos de enoturismo da Sogrape associados ao vinho do Porto e à marca Sandeman.

“Este foi um namoro de quatro anos, mas estamos muito contentes com a inauguração do primeiro branded hostel do mundo”, diz Manuel Guedes, que sublinha o cariz inovador do grupo. “A Sogrape existe desde 1942, pelas mãos do meu avô Fernando, que também criou um projeto arrojado e com imenso sucesso. Espero que este venha, também, a ter tanto sucesso como a Sogrape. Se hoje estamos aqui é graças ao tipo de atitude que temos”, frisa.

Chegar a um público mais jovem e ajudar a trazer novos consumidores e novos momentos de consumo ao vinho do Porto é outro dos objetivos do projeto. “A Sandeman é a marca perfeita para fazer tudo isto porque é a marca mais irreverente e mais insólita do sector. Foi a primeira marca de vinho do Porto a marcar as suas pipas [em 1805] e a primeira a publicitar os seus vinhos”, acrescenta Bernardo d’Eça Leal. O primeiro investimento publicitário remonta a 1905, sendo que o primeiro painel luminoso da marca foi instalado, em 1921, em Piccadilly Circus, em Londres.

George Sandeman, descendente do fundador e a sétima geração na empresa, lembra o génio do seu antepassado que, em 1811, adquiriu as instalações frente ao rio e que hoje albergam as caves, o centro de visitas e o hostel. Destaca, ainda, como marcos na história da companhia, a compra, em 1928, ao artista escocês George Massiot Brown, da figura misteriosa, com uma capa de estudante e um chapéu de abas largas, que é hoje imagem de marca da Sandeman em todo o mundo. Tornou-se parte integrante dos rótulos a partir da década de 30 e serviu de base aos anúncios da marca em televisão, a partir de 1965.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Restaurante e música ao vivo
Além do hostel, há o The George Restaurant & Terrace, uma homenagem a George Sandeman, o fundador da marca em 1790, que fica, também sob a responsabilidade dos irmãos d’Eça Leal, e que pretende atrair viajantes e locais. O objetivo é “fugir aos tradicionais bares de vinho do Porto, com referências a garrafeiras, caixas de vinho e ambientes escuros”, para oferecer um ambiente “fresco, sofisticado e confortável”.

Os paladares são “os típicos do Norte”, com espaço para “novas interpretações dos clássicos, num ambiente despretensioso, à beira-rio”. O conceito gastronómico, “uma cozinha tradicional que se quer irreverente, inspirada no Douro vinhateiro e seus produtos e paladares”, é da responsabilidade do chef Pedro Limão. No segundo andar do restaurante há uma sala de eventos, com cozinha própria e capacidade para cerca de 50 pessoas sentadas, bem como uma das melhores vistas para a cidade do Porto.

Como complemento ao The George, há, ainda, um espaço de cafetaria que funciona, durante o dia, como cafetaria, mas que se reinventa, à noite, como bar à beira-rio. Destaque, além dos petiscos, para os cocktails de autor que pretendem introduzir novas formas de degustar o vinho do Porto, e “novas propostas de mixologia inovadoras e arrojadas”.

E, uma vez por semana, haverá concertos de música ao vivo, abertos aos hóspedes apenas. Para o público em geral, há o Sandeman Stage, uma série de concertos que irão decorrer durante o verão no largo da Sandeman.

Caves renovadas
Também as caves Sandeman e o seu centro de visitas foram remodelados. Os visitantes têm, agora, à entrada o novo The Sandeman Hall, que integra espaço museológico, de acesso livre, e que permite conhecer grande parte do património histórico e cultural da marca. Há, também, um renovado auditório que exibe um novo vídeo sobre a marca, o vinho do Porto e a Região Demarcada do Douro em nove idiomas diferentes, para “melhor receber e comunicar” com as quase 100 nacionalidades distintas dos 140 mil visitantes que todos os anos passam pela Sandeman. A visita guiada às caves seguida de prova de três estilos de vinho do Porto – branco, ruby e tawny – custa 15 euros por pessoa. Mas há provas mais alargadas e com possibilidade de provar alguns dos vinhos velhos da companhia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Caixa perdeu 1300 milhões com créditos de grandes devedores

Ursula von der Leyen foi o nome nomeado para presidir à Comissão Europeia. (REUTERS/Francois Lenoir)

Parlamento Europeu aprova Von der Leyen na presidência da Comissão

Christine Lagarde, diretora-geral demissionária do FMI. Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

Christine Lagarde demite-se da liderança do FMI

Outros conteúdos GMG
The House of Sandeman. Já pode dormir nas caves de vinho do Porto