aviação

The New York Times: Produção da Boeing é de “má qualidade”

Foto: REUTERS/Jason Redmond
Foto: REUTERS/Jason Redmond

Reportagem revela que na Boeing existe uma cultura empresarial que dá preferência à rapidez, em detrimento à qualidade.

O New York Times revela que a produção da Boeing é de má qualidade. A conclusão deriva de uma investigação do jornal norte-americano publicada este fim de semana.

Para a investigação foram entrevistados vários trabalhadores antigos e atuais de uma fábrica da Boeing, em North Charleston, que produz o modelo 787 Dreamliner e ainda consultadas “centenas de e-mails internos, documentos corporativos e registos federais”.

A reportagem revela que na Boeing existe uma cultura empresarial que dá preferência à rapidez, em detrimento à qualidade e que os trabalhadores eram pressionados a trabalhar rapidamente, enquanto a fabricante de aeronaves ignorava as preocupações apresentadas.

Leia também: Fábrica e pista da Boeing repletas de aviões proibidos de voar. Veja as imagens

No total, o artigo dá conta de cerca de uma dezena de queixas apresentadas a organismos reguladores norte-americanos por parte de trabalhadores da Boeing relativas a segurança, produção defeituosa ou pressões exercidas para que não se falasse sobre os problemas.

Outras denúncias revelaram ainda que estes tinham sido objeto de represálias depois de terem indicado falhas no processo de fabrico.

“Nunca vi nenhum avião em Charleston no qual assinasse a confirmação de que era seguro ou apto para voar”, disse John Barnett, antigo empregado do departamento de qualidade da Boeing, ao New York Times.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Caixa Geral Depósitos CGD Juros depósitos

Créditos ruinosos da Caixa nas mãos do Ministério Público

A330-900 neo

A330 neo. Associação de pilotos quer ouvir especialistas na Holanda

Greve de motoristas de matérias perigosas parou o país, em abril. 
(MÁRIO CRUZ/LUSA

Nova greve dos camionistas dia 12. Pré-aviso já foi entregue

Outros conteúdos GMG
The New York Times: Produção da Boeing é de “má qualidade”