greve

Trabalhadores da CelCat em greve de quatro horas diárias até 6.ª feira

General Cable CelCat. Fotografia: D.R.
General Cable CelCat. Fotografia: D.R.

Os trabalhadores da multinacional inglesa General Cable CelCat iniciam uma greve de quatro horas por dia, que se prolonga até sexta-feira

Os trabalhadores da multinacional inglesa General Cable CelCat iniciam na noite desta quarta-feira uma greve de quatro horas por dia, que se prolonga até sexta-feira, para reivindicar a reposição dos seus direitos, disse hoje à Lusa o dirigente sindical Manuel Correia.

“Não encontramos outra solução, pois a empresa está a fazer o jogo de deixar passar o tempo para não aceitar as reivindicações dos trabalhadores”, afirmou o dirigente do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI).

“Estamos contra a jornada de trabalho de seis dias, com a prática ilegal de os trabalhadores do primeiro turno fazerem sete horas consecutivas sem descanso (refeição)”, disse Manuel Correia, lembrando que, além disso, a direção da empresa “insiste teimosamente” em não querer dar resposta às reivindicações sobre “o aumento salarial e o descanso suplementar”.

E prosseguiu: “A empresa apresenta uma situação económica e financeira saudável, não pode invocar falta de encomendas e não consegue dar resposta a todo o trabalho que tem, pelo que esta atitude em relação às reivindicações dos trabalhadores não tem explicação”.

Assim, os trabalhadores iniciam esta noite uma paralisação de “quatro horas por turno, durante três dias”, para “reivindicar a reposição dos seus direitos” e “aumentos salariais”, sendo que a última subida salarial “foi há dois anos e de 0,6%”.

“A greve é de quatro horas no início e outras quatro no fim de cada turno”, esclareceu o sindicalista.

“Esta é a quinta greve nestes moldes este ano” refere Manuel Correia, que espera “uma grande adesão”, à semelhança do que aconteceu nas anteriores.

Contactada a empresa, a agência Lusa não obteve resposta sobre a greve.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno

Centeno volta a cativar mais dinheiro

Natalidade. Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Despesa com apoios à família é a quinta mais baixa da UE

Foto: D.R.

Coronavírus: EasyJet vai cancelar voos de e para Itália

Trabalhadores da CelCat em greve de quatro horas diárias até 6.ª feira