Turismo

Sigtur. Turismo de Portugal lança plataforma com informação geográfica

TP Sigtur

A plataforma permite ter acesso à oferta de alojamento em empreendimentos turísticos previstos a longo prazo no país.

O Turismo de Portugal (TdP) lançou há um mês uma plataforma digital que dá informação georreferenciada sobre a oferta turística, a que já existe e a que está prevista, por todo o país. Os últimos testes à plataforma Sigtur (Sistema de Informação Geográfica do Turismo na Web), estarão concluídos até ao fim desta semana, adianta o presidente do TdP, Luís Araújo, ao Dinheiro Vivo.

Foram investidos 70 mil euros na Sigtur, desenvolvida com o apoio dos fundos comunitários Portugal 2020 e Compete 2020. A plataforma digital demorou 24 meses até ser disponibilizada ao público, mas está virada principalmente para a área de negócio e para quem queira investir no setor.

Luís Araújo explica que esta plataforma visa “dar ferramentas” de trabalho aos organismos da administração central, a municípios, universidades e politécnicos, dotando-os de informação georreferenciada sobre a oferta turística no país.

Entre os vários temas do negócio turístico encontram-se empreendimentos turísticos, estabelecimentos de alojamento local, campos de golfe, marinas e portos de recreios ou mesmo spots de surf.

A pesquisa pode ser realizada por denominação, zona geográfica ou avançada. Através dos resultados, os empresários que pretendam investir em Portugal têm acesso à oferta de alojamento estimada, por zona, em empreendimentos turísticos previstos a longo prazo.

A aplicação permite ainda pesquisar por áreas territoriais, nomeadamente áreas administrativas, áreas de proteção ambiental, áreas reconhecidas pela UNESCO, área abrangida pelo Programa Nacional para a Coesão Territorial ou área de intervenção de Programas Territoriais.

Em falta, estão “pequenos ajustes”, aponta o presidente do TdP. Para breve, a Sigtur irá disponibilizar o registo do património nacional sob a gestão da Direção-Geral do Património Cultural.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Sigtur. Turismo de Portugal lança plataforma com informação geográfica