Turismo

Turismo mundial com melhor registo em sete anos

Dubai

Fotografia: D.R.
Dubai Fotografia: D.R.

OMT sublinha recuperação de Turquia, Tunísia e Egipto.

O ano arrancou em força para o turismo mundial, impulsionado especialmente pelas viagens ao Médio Oriente. No primeiro semestre, houve mais 36 milhões de turistas no mundo, um aumento de 6% face a igual período do ano passado.

598 milhões de turistas viajaram entre janeiro e junho, o que converte o arranque de 2017 no melhor registo em 17 anos. “O aumento de 6% em relação ao ano anterior superou a tendência de crescimento dos últimos anos, o que converte o período de janeiro a junho no melhor semestre desde 2010”, divulgou esta quarta-feira a Organização Mundial de Turismo.

A impulsionar o crescimento está um aumento do número de viagens em todas as regiões do mundo, mas especialmente no Médio Oriente, onde o número de turistas cresceu 9%. A Europa veio logo atrás com 8%, tal como África. A Ásia Pacífico observou um crescimento de 6% e as Américas fecham a tabela com um aumento de 3% no número de turistas.

A OMT refere que se observa “um forte crescimento em muitos destinos e uma continuação da recuperação de outros que observaram quedas nos anos anteriores”.

O primeiro semestre do ano só representa 46% do total de chegadas internacionais anuais. Para o segundo semestre a perspetiva também é de crescimento até porque é três dias maior do que a primeira metade e inclui a temporada alta no hemisfério norte.

“O mercado turístico está mais dinâmico e resiliente”, refere Taleb Rifai, secretário-geral da OMT, sublinhando que “inclui a forte recuperação de alguns destinos que no ano passado de viram afectados por problemas de segurança”.

Rifai refere-se aos destinos do Mediterrâneo que avançaram 12%, em média, com a recuperação da Turquia, Egipto e Tunísia. Esta recuperação já tinha sido referida por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, ao Dinheiro Vivo, mas não está a impactar o aumento do turismo em Portugal que, deverá fechar o ano com 22 milhões de turistas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A Siemens Portugal vai investir 5 milhões de euros nos próximos dois anos em Portugal.

Siemens investe 5 milhões em Portugal para acelerar digitalização

José Vieira da Silva, ministro do Trabalho e Segurança Social. Fotografia:  Jorge Amaral/Global Imagens

Governo aprova entrada da Santa Casa no Montepio

Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa. Fotografia: Natacha Cardoso / Global Imagens

GovTech: Seleção dos finalistas arranca esta segunda-feira

Outros conteúdos GMG
Turismo mundial com melhor registo em sete anos