balanço

Turismo. Porto e Norte com o maior crescimento a nível nacional

Os turistas destacam a gastronomia portuguesa como um dos fatores que mais contribuem para a sua satisfação na visita à cidade. Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens
Os turistas destacam a gastronomia portuguesa como um dos fatores que mais contribuem para a sua satisfação na visita à cidade. Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens

O Porto e Norte de Portugal garantiu proveitos com o turismo de 482,7 milhões de euros em 2018, com o rendimento médio por quarto disponível a crescer

A região do Porto e Norte de Portugal registou, no ano passado, 7,9 milhões de dormidas (uma subida superior a 5% face a 2017) e 4,3 milhões de hóspedes (mais 4,63%). Este resultado coloca a região como o destino nacional com maior crescimento, adianta em comunicado a Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Os proveitos globais atingiram, em 2018, os 482,7 milhões de euros, uma subida na ordem dos 52,4 milhões, com o rendimento médio por quarto disponível a situar-se nos 46 euros, um incremento de 8,75%.

Espanha está em primeiro lugar no que toca aos mercados emissores (um aumento de 3,8%), seguida de França, Brasil (mais 11,4%), Alemanha (mais 7,7%), Reino Unido (mais 2%) e Estados Unidos da América (mais 37,6%). “Os números confirmam a atratividade que a região do Porto e Norte tem vindo a exercer junto dos diferentes mercados”, sublinha no comunicado a Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Para Luís Pedro Martins, presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “o crescimento sustentado do turismo no Porto e Norte é uma boa notícia para a economia nacional e regional e para as pessoas que aqui vivem e trabalham”.

Luís Pedro Martins considera ainda que estes resultados “confirmam as potencialidades turísticas de uma região que ainda tem muito por onde crescer e muito a descobrir”, frisando que “este é também um momento de responsabilidade, de sabermos potenciar as mais-valias que temos e de trabalhar com afinco para que esta trajetória ascendente se mantenha”.

Luís Pedro Martins foi eleito presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal em meados de janeiro deste ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Vista aérea da Praça dos Restauradores em Lisboa, Portugal, 24 Março de 2020. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

A economia entrou em estado de quarentena

Lisboa, 10/05/2019 - Vida do Dinheiro (DN-TSF) - Isabel Furtado, presidente da Cotec e da TMG.
Isabel Furtado
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Covid-19: “Medidas têm de ser estratégicas e não apenas imediatas e impulsivas”

Ursula  von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Fotografia: Kenzo Tribouillard/AFP

Comissão Europeia vai rever proposta de orçamento da UE

Turismo. Porto e Norte com o maior crescimento a nível nacional