media

TVI dispensa advogado que pediu mudança de juíza em caso de violação

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Pedro Proença era comentador no programa Prolongamento (TVI24) tinha presença regular no programa A Tarde é Sua (TVI)

A TVI dispensou “com efeitos imediatos” o advogado Pedro Proença, até agora comentador da estação de Queluz. Pedro Proença tinha pedido a escusa de uma juíza no recurso de um cliente condenado por ter violado a sua filha, por ser mulher e mãe. “As razões evocadas pela Defesa são contrárias aos valores e princípios que orientam a TVI”, justifica a empresa em comunicado.

“Esta decisão editorial resulta do recurso apresentado por este advogado na defesa de um seu constituinte condenado a 8 anos de prisão por um crime de violação da sua filha”, justifica a TVI. “As razões evocadas pela Defesa são contrárias aos valores e princípios que orientam a TVI na abordagem a um dos problemas mais sensíveis e gritantes da nossa sociedade: a violência doméstica. Porque assentam numa discriminação inaceitável, da condição de mulher e de mãe, que no entender do criminoso e do seu advogado compromete a isenção da Juíza”, diz ainda a estação.

“Não está em causa a liberdade do exercício da profissão que cada um escolhe. Nem questionamos o facto de qualquer cidadão ter evidentemente o direito à sua defesa. Mas também não abdicamos da nossa própria liberdade editorial e da responsabilidade social que lhe está inerente”, refere a TVI.

Pedro Proença era comentador no programa Prolongamento (TVI24) e tinha presença regular no programa A Tarde é Sua (TVI), mantendo uma ligação de quatro anos com os canais do grupo Media Capital.

Ao dispensar o advogado, as direções de Informação e de Programas da TVI “estão a dar um sinal inequívoco: a recusa de, nesta ou em qualquer outra circunstância, permitir que as suas antenas promovam colaboradores que se vinculem a princípios que repudiamos e consideramos nocivos à sociedade que queremos.”

(notícia atualizada com alteração de fotografia. Inicialmente, Pedro Proença foi erradamente identificado na imagem)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
President of the European Commission Ursula von der Leyen (L) and President of the European Council Charles Michel give a press conference during the second day of a special European Council summit in Brussels on February 21, 2020, held to discuss the next long-term budget of the European Union (EU). (Photo by kenzo tribouillard / AFP)

Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

Jerónimo Martins é dona do Pingo Doce

Lojas Pingo Doce “que estavam perto da Mercadona cresceram”

Hebe

Jerónimo Martins expande marca Hebe para Eslováquia e República Checa

TVI dispensa advogado que pediu mudança de juíza em caso de violação