Inovação

UC e Active Space Technologies desenvolvem veículo autónomo para a indústria 4.0

A carregar player...

A Active Space Technologies, em colaboração com a FCTUC, desenvolveu um veículo de condução autónoma por forma a revolucionar a fábrica do futuro

A Active Space Technologies, em colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um inovador veículo de condução autónoma (AGV, Automated Guided Vehicle) por forma a revolucionar a fábrica do futuro.

Com uma arquitetura inovadora, este veículo sem condutor integra diversos componentes “que o orientam em percursos preestabelecidos, de forma autónoma e rápida, e tem uma capacidade de carga muito elevada, de 800 Kg”, explica Luís Coelho, Responsável da Indústria da Active Space Technologies.

Por outro lado, refere ainda, “este AGV tem um nível de flexibilidade bastante elevado, adaptando-se às estruturas existentes nas fábricas atuais, o que permite ganhos significativos em todo o processo de produção”.

O AGV foi desenvolvido pela empresa Active Space Technologies, com sede em Coimbra, para apoiar a designada indústria 4.0, caracterizada por uma grande flexibilidade e ritmos de produção muito elevados.

Com a Active Space Technologies trabalha uma equipa de seis investigadores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC, que está a desenvolver um sistema de posicionamento (algo semelhante a um GPS indoor) para o AGV, baseado numa tecnologia vanguardista. Este sistema será integrado no AGV num futuro próximo.

O novo veículo, que já está a ser utilizado pela Autoeuropa, vai ser apresentado na EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que tem início dia 23 de novembro, na Exponor, Feira Internacional no Porto.

O novo veículo foi desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação financiado pelo Programa Comunitário Horizonte 2020 e já se encontra em fase de comercialização. No entanto, a equipa vai prosseguir com os estudos com o objetivo de tornar este veículo omnidirecional, dando mais flexibilidade ao produto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

UC e Active Space Technologies desenvolvem veículo autónomo para a indústria 4.0