transportes

Último Intercidades para o Porto volta a sair às 22h

Imagem de uma carruagem do comboio Intercidades. 
( Gonçalo Delgado / Global Imagens )
Imagem de uma carruagem do comboio Intercidades. ( Gonçalo Delgado / Global Imagens )

Razões operacionais explicam nova mexida no horário para Campanhã. CP cria comboio especial para o Algarve no Verão.

O último comboio de Lisboa para o Porto vai voltar a sair às 22 horas a partir de 9 de junho. A CP – Comboios de Portugal alega razões operacionais para que o último Intercidades saia da estação de Lisboa-Santa Apolónia meia hora mais tarde do que atualmente – pelas 21h30. Chegará à estação da Campanhã à 1h16.

Há ainda mais alterações cirúrgicas nos comboios de longo curso nas ligações para Guimarães, Guarda e Faro, apurou o Dinheiro Vivo a partir da consulta dos horários técnicos enviados à gestora da ferrovia, a IP – Infraestruturas de Portugal.

A mudança de hora no último comboio para o Porto “permite uma melhor gestão do parque de material circulante” dedicado a este serviço de longo curso e “melhorar a pontualidade”, justifica fonte oficial.

No horário ainda em vigor, a CP tem apenas 30 minutos para preparar as carruagens do Intercidades para a última viagem do dia para a Campanhã porque o material de Guimarães e chega a Santa Apolónia pelas 21h.

A empresa garante que esta mudança de horário também vai servir para “melhorar a ligação dos clientes vindos de Faro” e que têm menos de 15 minutos para conseguir apanhar o último comboio para o Porto. Até dezembro de 2017, o último Intercidades de Lisboa para o Porto partia às 22h da estação de Santa Apolónia.

A CP prepara ainda mais alterações nos horários dos comboios de longo curso a partir de 9 de junho. O Intercidades das 13h30 entre Lisboa e Guarda passará a sair às 12h30 mantendo o tempo de viagem nas 4 horas e 21 minutos.

Nas viagens para Guimarães, existem alterações mínimas nos horários dos Intercidades e dos Alfa Pendular.

Nas ligações para Faro, a CP vai criar um comboio especial à sexta e domingo e tarde. Nas restantes viagens, é preciso ter em conta que os comboios de Faro para Lisboa-Oriente vão sair cerca de 20 minutos mais tarde.

Os novos horários do Intercidades e do Alfa Pendular deverão ser publicados pela CP nos próximos dias.

Comboio especial para o Algarve no Verão

A CP vai criar um comboio Intercidades especial Lisboa-Oriente/Faro, entre 7 de junho e 1 de setembro. Às sextas, o comboio sairá de Lisboa-Oriente pelas 19h32 e chegará a Faro pelas 23h33. O percurso inverso será feito aos domingos (exceto no feriado de 10 de junho): a viagem começa em Faro pelas 20h08 e termina em Lisboa depois da meia-noite.

A CP pediu para que este comboio fosse com as automotoras elétricas UTE 2240, habitualmente utilizadas no serviço regional. Mas a empresa diz que “o tema ainda não está fechado”. A transportadora conta no seu parque ativo com três UTE 2240 modificadas para o serviço Intercidades. Só que a velocidade máxima é de 120 km/h em vez de 200 km/h. Isto explica as quatro horas de viagem entre Lisboa e Faro.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

Excesso de cabrito e leitão não faz baixar o preço na Páscoa

Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos. TIAGO PETINGA/LUSA

Bancos dizem que condições das linhas de crédito foram definidas pelo Governo

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

Último Intercidades para o Porto volta a sair às 22h