Tecnologia

Universidade de Aveiro e Altice criam laboratório para tecnologias emergentes

Altice criou em Aveiro, na PT Inovação, o Altice Labs.
Altice criou em Aveiro, na PT Inovação, o Altice Labs.

A Universidade de Aveiro e a Altice Labs formalizaram hoje a criação do AlticeLabs@UA.

A Universidade de Aveiro e a Altice Labs formalizaram hoje a criação do AlticeLabs@UA, um laboratório de investigação em novas tecnologias e aplicações de comunicação.

A investigação a desenvolver no novo laboratório irá incidir sobre serviços Web emergentes, tecnologia de IPTV, conteúdos digitais, usabilidade de aplicações e experiência do utilizador, sistemas de experiência colaborativa ou social e aplicações de Internet das Coisas (IoT).

Na cerimónia do acordo de parceria, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, destacou a “relação antiga e familiar” que começou com o Centro de Estudos de Telecomunicações (CET), depois com a Portugal Telecom e agora com a Altice, que se prolonga com o novo laboratório “para procurar novos caminhos de futuro”.

“É mais uma iniciativa conjunta para contribuir para a capacidade de resposta aos grandes desafios da sociedade nas tecnologias da informação e comunicação”, disse Manuel Assunção, recordando outros passos dados no passado como a cedência do SAPO, nascido na Universidade de Aveiro, e a parceria existente no Instituto de Telecomunicações.

Fernando Ramos, um dos responsáveis da coordenação científica pela Universidade, agradeceu “a forma exemplar como a Altice se envolveu nas negociações” e manifestou a convicção de que o AlticeLabs@UA “vai permitir avançar para patamares de maior sofisticação na investigação”.

A mesma expectativa partilhou Alcino Lavrador, diretor geral da Altice, afirmando esperar que “nasçam projetos que alimentem a máquina académica, trazendo também, do lado da indústria, o que a sociedade está à procura”.

“A assinatura do acordo com a Universidade de Aveiro reafirma o compromisso da Altice com o conhecimento científico”, disse Alcino Lavrador, destacando que o novo laboratório “é o primeiro de vários instrumentos de cooperação alargada” da empresa com os meios académicos.

O novo laboratório ficará instalado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade e irá dar apoio a projetos promovidos por professores e investigadores, bem como a projetos académicos enquadrados nas atividades curriculares de estudantes de pós-graduação da Universidade de Aveiro, nomeadamente do Mestrado em Comunicação Multimédia e da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação.

O novo laboratório é visto como um meio para alcançar resultados inovadores em áreas como a Televisão Interativa e Media Digital, User Experience e novas formas de Interação com o Utilizador.

O AlticeLabs@UA será coordenado pelos professores Fernando Ramos e Jorge Abreu, da Universidade de Aveiro, e pelos engenheiros Pedro Carvalho e Bernardo Cardoso por parte da Altice Labs.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Céu cinzento de Londres. Fotografia: D.R.

Portugal fora do corredor turístico britânico. Madeira e Açores entram

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos (Foto: Mário Cruz/Lusa)

Recuperar poder de decisão na TAP obriga Estado a pagar mais

O presidente do conselho de administração da TAP, Miguel Frasquilho. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Frasquilho: Reestruturação da TAP “não vai ser isento de dor”

Universidade de Aveiro e Altice criam laboratório para tecnologias emergentes