De acordo com os números revelados pela consultora Gartner, os números de vendas globais de smartphones recuperaram no primeiro trimestre de 2018, depois de o último trimestre de 2017 ter acabado numa quebra.
Ao todo, foram vendidos quase 385 milhões de smartphones nos primeiros três meses do ano, o que se traduz em mais 7 milhões de equipamentos vendidos, quando comparados com o mesmo período de 2017.
A Samsung continuou a liderar o mercado, registando uma quota de mercado de 20,5%. Ainda assim, apesar do lançamento do Samsung Galaxy S9 no início do ano, a marca sul-coreana perdeu alguns pontos na quota, passando de 20,8% para 20,5% de quota de mercado.
A Apple reforçou o segundo lugar, com um ligeiro crescimento de 0,4% - no primeiro trimestre de 2017 a marca da maçã contava com 13,7% do mercado; no primeiro trimestre de 2018 passa para os 14,1%.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Huawei cresce 1,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, contabilizando mais de 40 milhões de unidades vendidas nos primeiros três meses do ano.
A Xiaomi consolida o quarto lugar nos vendedores de smartphones, sendo a marca que apresenta maior percentagem de crescimento: dos 3,4% apresentados no primeiro trimestre de 2017 a marca passa para os 7,4%. Na prática, a marca vendeu mais 16 milhões de smartphones no primeiro trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
A Gartner também faz a habitual análise dos sistemas operativos: sem surpresas, o Android continua a ser dominante nos smartphones vendidos, com 85,9% de quota (uma queda contra os 86,1% registados no período homólogo de 2018). O sistema operativo da Apple cresceu ligeiramente, passando dos 13,7% no Q1 de 2017 para os 14,1% no primeiro trimestre de 2018. Sem grande expressão, outros sistemas operativos são incluídos em 131 mil smartphones, ainda menos do que os 607 mil do mesmo período de 2017.