Vista Alegre

Vista Alegre Atlantis vende porcelana em todo o mundo… sem novas lojas

Vista Alegre é do grupo Visabeira
Vista Alegre é do grupo Visabeira

Em abril começam os testes no mercado português. A Vista Alegre Atlantis prepara mais um passo na internacionalização e vai começar a vender online os produtos das marcas do grupo, que pertence à Visabeira desde 2009.

Portugal é o primeiro mercado online a ficar disponível e vai servir de teste à expansão para todo o mundo, que deverá acontecer até final deste ano. “A necessidade de alavancar a internacionalização da marca justifica este investimento”, explica Nuno Barra, diretor de marketing e design externo da Vista Alegre Atlantis (VAA).

A novidade faz parte dos planos de expansão internacional da marca portuguesa, que pertence ao grupo Visabeira desde 2009, e surge depois de a empresa ter percebido que precisa de crescer ainda mais nos mercados externos. A loja online está em preparativos e vai ter preços diferentes para cada mercado, que variam consoante os impostos e os custos de transporte.

Porcelana de alta costura

No início do mês, a Vista Alegre apresentou na feira Maison et Objets, em Paris, a primeira linha da coleção assinada pela casa francesa Christian Lacroix, um contrato assinado pelos próximos cinco anos. A escolha da casa de alta costura francesa não foi inocente. “Chegámos à conclusão de que há muitos pontos de contacto entre as duas marcas. A Lacroix acabou por ser a escolha para abrir portas em mercados emergentes: está associada ao luxo – mesmo em mercados maduros – e tem grande notoriedade em mercados como o norte-americano e o francês”, acrescenta.

O mercado externo representa neste momento 62% do volume de negócios da Vista Alegre Atlantis que, em 2011, terminou o ano com uma faturação de 4 milhões de euros. “Apesar dos sinais de recessão, há muitos mercados onde a marca está a crescer. Vamos conseguir mais do que compensar o que está a perder”, garante Nuno Barra, já depois do relançamento da marca Casa Alegre, que deve abrir três lojas em Portugal em 2013.

A jornalista viajou para Frankfurt a convite da Vista Alegre.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (D), e o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (E), participam na conferência de imprensa no final de uma reunião, em Loures. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Costa: “Há países que foram colocados em listas vermelhas por retaliação”

João Rendeiro, ex-gestor do BPP

João Rendeiro, ex-presidente do BPP, condenado a pena de prisão

O deputado do Partido Social Democrata (PSD) Ricardo Batista Leite. (RODRIGO ANTUNES/LUSA)

PSD quer transferir reuniões do Infarmed para o parlamento

Vista Alegre Atlantis vende porcelana em todo o mundo… sem novas lojas