Vista Alegre

Vista Alegre Atlantis vende porcelana em todo o mundo… sem novas lojas

Vista Alegre é do grupo Visabeira
Vista Alegre é do grupo Visabeira

Em abril começam os testes no mercado português. A Vista Alegre Atlantis prepara mais um passo na internacionalização e vai começar a vender online os produtos das marcas do grupo, que pertence à Visabeira desde 2009.

Portugal é o primeiro mercado online a ficar disponível e vai servir de teste à expansão para todo o mundo, que deverá acontecer até final deste ano. “A necessidade de alavancar a internacionalização da marca justifica este investimento”, explica Nuno Barra, diretor de marketing e design externo da Vista Alegre Atlantis (VAA).

A novidade faz parte dos planos de expansão internacional da marca portuguesa, que pertence ao grupo Visabeira desde 2009, e surge depois de a empresa ter percebido que precisa de crescer ainda mais nos mercados externos. A loja online está em preparativos e vai ter preços diferentes para cada mercado, que variam consoante os impostos e os custos de transporte.

Porcelana de alta costura

No início do mês, a Vista Alegre apresentou na feira Maison et Objets, em Paris, a primeira linha da coleção assinada pela casa francesa Christian Lacroix, um contrato assinado pelos próximos cinco anos. A escolha da casa de alta costura francesa não foi inocente. “Chegámos à conclusão de que há muitos pontos de contacto entre as duas marcas. A Lacroix acabou por ser a escolha para abrir portas em mercados emergentes: está associada ao luxo – mesmo em mercados maduros – e tem grande notoriedade em mercados como o norte-americano e o francês”, acrescenta.

O mercado externo representa neste momento 62% do volume de negócios da Vista Alegre Atlantis que, em 2011, terminou o ano com uma faturação de 4 milhões de euros. “Apesar dos sinais de recessão, há muitos mercados onde a marca está a crescer. Vamos conseguir mais do que compensar o que está a perder”, garante Nuno Barra, já depois do relançamento da marca Casa Alegre, que deve abrir três lojas em Portugal em 2013.

A jornalista viajou para Frankfurt a convite da Vista Alegre.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EUA China

China retalia na ‘guerra’ com os EUA com tarifas em 75 mil milhões de bens

Emmanuel Macron, presidente francês. Fotografia: Direitos Reservados

Fogos na Amazónia: França e Irlanda ameaçam bloquear acordo com Mercosul

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, intervém durante uma conferência de imprensa para fazer o ponto de situação sobre a crise energética, no Ministério do Ambiente e da Transição Energética, em Lisboa, 13 de agosto de 2019. JOÃO RELVAS / LUSA

Ministro do Ambiente: “Há cada vez mais condições” para que greve não aconteça

Outros conteúdos GMG
Vista Alegre Atlantis vende porcelana em todo o mundo… sem novas lojas