Mundial 2018

Vitória de Croácia foi o programa mais visto dia

Mario Mandzukic (17) of Croatia celebrates with teammates after scoring the 2-1 lead during the FIFA World Cup 2018 semi final soccer match between Croatia and England in Moscow, Russia, 11 July 2018.
Mario Mandzukic (17) of Croatia celebrates with teammates after scoring the 2-1 lead during the FIFA World Cup 2018 semi final soccer match between Croatia and England in Moscow, Russia, 11 July 2018.

Jogos das meias finais a gerar menos audiências que a mesma fase no Euro 2016. Presença da Seleção pesa na diferença

A vitória da Croácia frente à Inglaterra foi o programa mais visto do dia, tendo entrado no Top 10 dos jogos mais vistos do Mundial. O encontro foi visto por um total de 3,1 milhões de telespectadores e por uma média de 1,4 milhões de portugueses, tendo garantido um share de 43,5% à RTP1 durante a sua transmissão.

A partida que garantiu um lugar da equipa de Zlatko Dalic na final, por duas bolas a uma, só ficou atrás ao nível de audiências dos jogos de Portugal e do apuramento da França para a final do Mundial. O jogo da França frente à Bélgica, a equipa que a Croácia vai enfrentar no domingo, gerou uma audiência total de um pouco mais de 3 milhões, tendo sido visto em média por 1,4 milhões, tendo garantido um share de 44,5% à estação pública. Até ao momento, o jogo até agora mais visto foi o Portugal x Irão que foi visto por um total de 4,9 milhões, por uma média de 3,1 milhões e gerado um share de 75,9% para a estação pública.

O interesse dos telespectadores no jogo da meia-final foi crescendo ao longo da partida. “Na primeira parte, o jogo registou uma audiência média de 1 milhão de telespectadores. Este valor foi aumentando na segunda parte, onde se atingiu uma audiência média de 1,5 milhões. Já no prolongamento a audiência média superou os 1,8 milhões de telespectadores e atingiu um share de 46.3%.”, descreve a Initiative/Mediabrands.

O Croácia x Inglaterra foi transmitido em simultâneo na Sport TV1 e registou uma audiência média de 42 mil telespectadores, a que correspondeu um share de 1.3%.

RTP1 ultrapassa SIC e aproxima-se da TVI no share total dia

O Mundial tem impulsionado as audiências da estação pública, com 8 jogos transmitidos no Top 10 dos mais vistos da competição. “Com a transmissão do penúltimo jogo do Mundial, entre Croácia x Inglaterra, a RTP1 aumentou em mais 5.7 pontos percentuais o seu share total dia face à média do mês de maio e mais 4 pontos percentuais comparativamente à média do mês de junho, atingindo 20.3% de share”, destaca a Initiative/Mediabrands. “Com estes resultados, a estação pública ultrapassa a SIC, que perdeu neste dia 2.2 pontos percentuais [para um share de 16%] face à média do mês de maio”, refere ainda a agência de meios. Este resultado também aproxima a RTP1 da líder TVI. A estação de Queluz fechou o dia com um share de 21,35, um recuo de 1,2 pontos percentuais.

Comportamento das meias finais face ao Euro 2016

“No comparativo entre as meias finais do Euro 2016 e do Mundial 2018, observa-se que em termos de audiência média e share, os jogos das meias finais do Mundial 2018 apresentaram resultados inferiores”, refere a Initiative/Mediabrands.

O factor Seleção Nacional pesa na diferença. “A presença da Seleção Portuguesa na meia final do Euro 2016 alavancou as audiências desse jogo, que atingiu uma audiência média de 3,7 milhões de telespectadores. Já o Alemanha x França do Euro 2016 também teve uma audiência média elevada (2,5 milhões de telespectadores), comparativamente aos jogos desta edição do Mundial, em virtude de estarem em confronto duas seleções com grande histórico nas grandes competições internacionais e por conhecer a equipa que iria defrontar Portugal na final do Euro”, justifica a agência de meios.

Acompanhe esta e outras análises em IPG Mediabrands Worldcup 2018

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Carteiros

CTT vão entregar cartão de cidadão em casa. Piloto arranca em Oeiras

Vitória de Croácia foi o programa mais visto dia