Telecomunicações

Vodafone e Idea Cellular criam segunda maior operadora móvel do mundo

Kumar Mangalam Birla (à esquerda), chairman do grupo Aditya Birla,  com Vittorio Colao, presidente executivo do grupo Vodafone. Fotografia:  REUTERS/Danish Siddiqui
Kumar Mangalam Birla (à esquerda), chairman do grupo Aditya Birla, com Vittorio Colao, presidente executivo do grupo Vodafone. Fotografia: REUTERS/Danish Siddiqui

Guerra de preços entre operadoras na Índia tem levado empresas a apresentar resultados negativos

A unidade indiana da Vodafone e a Idea Cellular chegaram a acordo para criar a segunda maior operadora móvel do mundo. A operação foi anunciada esta segunda-feira em comunicado e dá a este novo gigante o acesso a um total de 395 milhões de subscritores e que vai valer mais de 23 mil milhões de dólares (21,4 mil milhões de euros).

A Vodafone será a maior acionista na nova empresa, com uma posição de 45,1%. O grupo Aditya Birla, que controla a Idea Cellular, vai ficar com 26% das ações; o restante capital será distribuído em bolsa, adianta a Bloomberg.

A unidade indiana da Vodafone espera uma redução de custos de 670 mil milhões de rupias (9,5 mil milhões de euros) com esta operação, segundo o Financial Times.

A operação deverá estar concluída apenas no início de 2018. O setor das telecomunicações na Índia tem sofrido algumas alterações nos últimos meses, por causa da guerra de preços entre as operadoras.

Por exemplo, a Idea Cellular apresentou prejuízos no final de 2016 pela primeira vez em 10 anos, após reduzir as tarifas nas chamadas de voz e de utilização de dados móveis. A Vodafone apresentou prejuízos de 5,1 mil milhões de euros no primeiro semestre fiscal de 2016, que terminou em setembro.

A maior operadora móvel do mundo é a China Mobile, que conta com cerca de 835 milhões de subscritores.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Sede Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa

As respostas da CGD sobre o plano de recapitalização

Foto: Jorge Amaral / Global Imagens

BES. BdP avisou mas acionistas foram “passivos”

Foto: DR

CGD com melhor taxa do que Banco Popular de Espanha, diz Governo

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Vodafone e Idea Cellular criam segunda maior operadora móvel do mundo