aviação

Voo cancelado? Passageiros têm direito a voo da mesma companhia ou rivais

Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Em caso de cancelamento, os passageiros têm direito a embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra companhia aérea.

A Autoridade de Aviação Civil britânica (CAA) revelou, nesta quinta-feira, que as companhias aéreas são obrigadas a assegurar voo para o mesmo destino, em caso de cancelamentos, mesmo que isso implique recorrer à concorrência, avança o jornal britânico The Telegraph.

As transportadoras que operem no espaço aéreo europeu têm até seis meses para clarificarem os direitos dos passageiros, refere a CAA, numa carta aberta dirigida a 30 das maiores empresas de aviação. A easyJet, a British Airways e a Virgin Atlantic estão entre as visadas.

De acordo com a legislação da União Europeia em matéria de direitos dos passageiros aéreos, conhecida como Regulamento n.º 261/2004, de 11 de fevereiro de 2004, todos os passageiros têm direito a embarcar no próximo voo da mesma empresa ou de outra companhia aérea, para o mesmo destino, sem custo, se houver disponibilidade de lugares.

A low-cost irlandesa Ryanair já reagiu. “Não iremos pagar por voos de outras companhias. Não conseguimos pagar pelos preços altos da concorrência”, disse o presidente da Comissão Executiva da companhia aérea, Michael O’Leary.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dos blueprints  dos primeiros automóveis, ao topo dos carros elétricos atuais, de elon Musk, em homenagem, a Nikolas Tesla.
Ilustração: VITOR HIGGS

Automóvel. Em 20 anos do euro mudou tudo, menos a carga fiscal e o líder

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

A EDP, liderada por António Mexia, vai pagar o maior cheque de dividendos da bolsa nacional.

PSI20. Menos lucros mas o mesmo prémio aos acionistas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Voo cancelado? Passageiros têm direito a voo da mesma companhia ou rivais