comunicação social

Walt Disney quer comprar a Sky News

Rupert Murdoch
Rupert Murdoch

A Walt Disney está disponível para adquirir a cadeia de informação britânica Sky News.

A Walt Disney manifestou a sua disponibilidade para comprar a Sky News. A expectativa é que isso leve a uma revisão da decisão dos reguladores. No final de janeiro, o regulador britânico não se mostrou favorável à compra da estação de televisão britânica pela 21st Century Fox, ainda controlada pela família do magnata Rupert Murdoch (na foto), dado que temia um domínio alargado da família Murdoch na comunicação social britânica. A News UK, controlada pela família, detém atualmente os jornais The Sun e o The Times.

Agora a Walt Disney, que no final do ano passado pagou mais de 52 mil milhões de dólares pela 21st Century Fox de Murdoch – uma operação que requer ainda o aval dos reguladores europeus e norte-americanos -, mostra-se disponível para comprar a Sky News. “A Walt Disney Company expressou o seu interesse na compra da Sky News, com a perspetiva de a acrescentar ao portefólio já existente de canais de televisão da Disney, independentemente de a proposta de aquisição da 21st Century Fox avançar”, disse a Fox, controlada por Murdoch, em comunicado citado pelo The Guardian.

A Fox detém 39% da Sky mas ambiciona ter o controlo total sobre a empresa. Um objetivo que esbarrou assim nos reguladores. A Competition and Markets Authority sinalizou que não estaria inclinada a recomendar o negócio ao secretário britânico da Cultura – que, em última análise, é a pessoa que tem de dar, ou não, luz verde à operação -, a menos que a Fox pudesse garantir que a família Murdoch não ia ter influência sobre a cadeia noticiosa, recorda da Bloomberg.

Mas esta não é a única oferta em cima da mesa. No final de fevereiro, a norte-americana Comcast avançou com uma proposta para compra da Sky, tendo oferecido cerca de 22 mil milhões de libras (mais de 25 mil milhões de euros). A oferta da Comcast, que detém a NBC e a Universal Pictures, é de 12,50 libras por ação, um aumento de 16% face à proposta apresentada pela 21st Century Fox, de Murdoch, e a Walt Disney, que ofereceram 10,75 libras por ação, pelos 61% da Sky que ainda não detêm.

O parecer final do regulador britânico sobre a compra da Sky News deverá ser revelado no início do mês de maio. O secretário britânico da Cultura deverá anunciar a sua decisão final em meados de junho, aponta a Bloomberg.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EDP_ENGIE2

EDP e Engie vão investir até 50 mil milhões para liderarem eólicas no mar

EDP_ENGIE2

EDP e Engie vão investir até 50 mil milhões para liderarem eólicas no mar

Da esquerda para a direita: Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado das Finanças, Angel Gurría, secretário-geral da OCDE, e Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens

OCDE. Dinamismo das exportações nacionais tem o pior registo da década

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Walt Disney quer comprar a Sky News