Zon e Isabel dos Santos: a parceria

Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

A Zap é um operador de TV por satélite que opera em Angola. Resultado da parceria entre a portuguesa Zon (30%) e angolana Finstar (70%), este operador foi lançado em fevereiro de 2010.

Com um investimento inicial de 4,5 milhões de dólares (3,3 milhões de euros), a Zap estreou-se com dois pacotes de 50 e 80 canais (premium) em Alta Definição (HD).

Além de conteúdos em português, a Zap conta também com pacotes diversificados, com destaque para cinema, notícias e entretenimento em outras línguas. Para isso, a empresa tem dois pacotes – Max (com 50 canais diversos e em português) e o Premium (80 canais com predominância em cinema e desporto).

Para facilitar os seus serviços a empresa tem dois descodificadores. O primeiro HD e o outro HD mais DVD, que permite gravar até 250 horas em alta definição.

Com o objetivo de liderar o mercado e afirmar Angola em toda África Austral, a Zap está hoje em 3,22 milhões de lares (contra 3,15 milhões em 2011) e totaliza um negócio de 9,1 milhões de euros.

No terceiro trimestre a Zon obteve 9,6 milhões de lucros, 5,1% acima do registado em igual período do ano passado. para tal muito contribuiu a participação de 30% da Zon na angolana Zap. Segundo relatório e contas da operadora liderada por Rodrigo Costa, a Zap somou 22,8 milhões de euros às receitas deste ano da operadora.

A Zap gerou receitas totais de 76 milhões de euros, tendo atingido um resultado líquido positivo pela primeira vez desde da sua atividade.

No mesmo relatório, a Zon diz quea “Zap continua a superar todas as expetativas em termos de crescimento operacional, com as receitas trimestrais e o EBITDA a cifrarem-se já em 30,4 milhões de euros e 7,1 milhões de euros, respetivamente, para 100% da operação.”

O ritmo de crescimento trimestral permanece muito elevado, continua a operadora portuguesa, acrescentando o “sucesso” da operação da Zap é explicado não só “pelo elevado nível de reconhecimento da marca”, como “por uma rede de distribuição muito forte, que conta com 13 lojas próprias, mais de 700 outros pontos de venda e uma força de venda porta-a-porta composta por 200 pessoas.”

No mercado angolano atuam mais três operadores de televisão por assinatura: MultiChoice, a TvCabo e a Infrasat.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Orlando Almeida / Global Imagens)

Arrendatários vão poder realizar obras e pedir o reembolso

TIAGO PETINGA/LUSA

EDP nega ter indicado Manuel Pinho para curso nos EUA

luzes, lâmpadas, iluminação

Fatura da eletricidade baixa em 2019 “para todos”, garante o ministro

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Zon e Isabel dos Santos: a parceria