Ana Rita Guerra

Tenham lá calma com o ChatGPT

O lançamento do "bot" de conversação ChatGPT, no final de Novembro do ano passado, foi um sucesso inquestionável. Apenas dois meses depois, o sistema da OpenAI tem 100 milhões de utilizadores ativos, o que o torna a aplicação de consumo de crescimento mais rápido da história. É só passar os olhos por meios de comunicação e redes sociais para encontrar análises maravilhadas sobre a polidez, rapidez e facilidade da interacção com esta máquina alimentada a Inteligência Artificial. Só há um problema: a aparência de veracidade do ChatGPT não corresponde à realidade.

O fitness em casa tem futuro?

Em Setembro de 2020, a marca de fitness em casa Peloton anunciou o seu primeiro lucro trimestral de sempre, impulsionado por um salto de 172% das suas bicicletas de luxo. Com preços acima dos 1500 dólares e uma assinatura mensal de 39 dólares para as aulas virtuais, a Peloton foi uma das vencedoras inesperadas do primeiro ano de pandemia. Impossibilitados de frequentar ginásio ou com receio de contágio, os consumidores acorreram em massa às alternativas premium para fazer exercício em casa.

Ana Rita Guerra

O Spotify está errado

No início de 2020, quando ainda não sabíamos que as resoluções de ano novo iam brevemente pelo cano abaixo e o candidato democrata à Casa Branca ainda não estava decidido, Bernie Sanders viu-se envolvido em polémica ao abraçar com entusiasmo o apoio público que Joe Rogan lhe tinha dado. O senador independente, que tinha ido ao podcast de Rogan uns meses antes, foi vergastado por ativistas da comunidade LGBTQIA+ quando a sua campanha lançou um pequeno vídeo a promover o apoio.

Onde está o dinheiro para as fundadoras?

Com toda a conversa em torno da diversidade e a necessidade de diminuir a escandalosa diferença de oportunidades para homens e mulheres no mundo das startups, a pandemia de covid-19 foi um autêntico camião de areia na engrenagem. Já sabíamos que era muito difícil a startups fundadas por mulheres conseguirem acesso a financiamento. Mas quando a pandemia lançou o caos na economia, os investidores viraram-se imediatamente para as startups fundadas apenas por homens.