


O grande reset no emprego tecnológico
Ainda não chegámos ao final de Janeiro e 2023 já levou a mais despedimentos no sector tecnológico que a primeira metade inteira do ano anterior. Mais de 55 mil trabalhadores foram despedidos por 154 empresas desde que o ano começou e parece que não passa uma semana sem que uma nova empresa anuncie cortes.

O que apresentaram os portugueses na CES 2023 em Las Vegas
Houve três empresas na feira de tecnologia que indicaram Portugal como país de origem: Noras Performance, BestHealth4U e Omniflow.

Marcas estão de volta e em força ao icónico festival Coachella
HP, Lay's, Absolut, Heineken, Meta e outras investiram em presenças dentro e fora do Empire Polo Club, onde o grande festival do deserto californiano decorreu este fim de semana e regressará no próximo
O fitness em casa tem futuro?
Em Setembro de 2020, a marca de fitness em casa Peloton anunciou o seu primeiro lucro trimestral de sempre, impulsionado por um salto de 172% das suas bicicletas de luxo. Com preços acima dos 1500 dólares e uma assinatura mensal de 39 dólares para as aulas virtuais, a Peloton foi uma das vencedoras inesperadas do primeiro ano de pandemia. Impossibilitados de frequentar ginásio ou com receio de contágio, os consumidores acorreram em massa às alternativas premium para fazer exercício em casa.
O herói improvável da guerra na Ucrânia
"A ética é estar à altura daquilo que nos acontece", escreveu Gilles Deleuze. Em tempo de guerra, algo que não julgámos ser possível ver às portas da Europa, ética e coragem não era o que esperávamos do comediante-tornado-político que lidera a Ucrânia.

As lições do MySpace
Estamos em 2007 e George W. Bush é presidente dos Estados Unidos. A Apple prepara-se para revolucionar o mercado com o primeiro iPhone. Steve Jobs está vivo. O MySpace é a maior rede social do mundo e atinge uma valorização de 12 mil milhões de dólares. No pico da popularidade, com 200 milhões de utilizadores, torna-se no site mais visitado dos Estados Unidos.

Amazon brilha em trimestre robusto e aumenta preço do Prime
A retalhista, que obteve um salto nos lucros devido ao investimento na Rivian Automative, disse que o Amazon Prime passará a custar 139 dólares por ano

O Spotify está errado
No início de 2020, quando ainda não sabíamos que as resoluções de ano novo iam brevemente pelo cano abaixo e o candidato democrata à Casa Branca ainda não estava decidido, Bernie Sanders viu-se envolvido em polémica ao abraçar com entusiasmo o apoio público que Joe Rogan lhe tinha dado. O senador independente, que tinha ido ao podcast de Rogan uns meses antes, foi vergastado por ativistas da comunidade LGBTQIA+ quando a sua campanha lançou um pequeno vídeo a promover o apoio.

Mega-negócio: Oracle compra empresa de dados médicos Cerner por 25 mil milhões
Gigante do software faz a sua maior aquisição de sempre com este negócio virado para o sector da saúde

Primeira rota entre Nova Iorque e Funchal arranca para dinamizar turismo da Madeira
A operação é da responsabilidade da Inovtravel, através da sua marca Portugal Getaways, com voos todas as segundas-feiras

Antes Apple do que Tesla
Em Agosto, a entidade que regula a segurança nas auto-estradas dos Estados Unidos, National Highway Traffic Safety Administration, abriu uma investigação ao sistema de condução automática da Tesla, Autopilot, depois de este estar ligado a mais de duas dezenas de acidentes com várias mortes - incluindo acidentes com veículos de emergência.
Onde está o dinheiro para as fundadoras?
Com toda a conversa em torno da diversidade e a necessidade de diminuir a escandalosa diferença de oportunidades para homens e mulheres no mundo das startups, a pandemia de covid-19 foi um autêntico camião de areia na engrenagem. Já sabíamos que era muito difícil a startups fundadas por mulheres conseguirem acesso a financiamento. Mas quando a pandemia lançou o caos na economia, os investidores viraram-se imediatamente para as startups fundadas apenas por homens.

Escassez de chips e componentes leva a quebra de 6,7% nas vendas de smartphones
O mercado global, que vinha crescendo a dois dígitos nos últimos trimestres, sofreu um revés devido aos problemas na cadeia de fornecimento

Quebrar o Facebook em caso de emergência
No rescaldo da insurreição que deixou o Capitólio dos Estados Unidos em frangalhos e provocou a morte a várias pessoas, o Facebook reinstituiu 25 medidas de protecção que tinham sido utilizadas durante a eleição de Novembro de 2020 para minimizar conteúdos perigosos, incluindo discurso de ódio. Esta operação foi chamada "Break the Glass", numa alusão aos protocolos de segurança que pedem para quebrar o vidro em caso de emergência.

Mark Zuckerberg critica "esforço coordenado" para pintar "quadro falso" do Facebook
CEO endereçou o que está a acontecer com o vazamento de documentos internos durante a conferência com analistas que se seguiu à apresentação dos resultados trimestrais

Um português na América. "Estados Unidos dão muito mais espaço para inovação"
Artur Melo e Castro trabalha em análise de dados em Los Angeles, Califórnia
Não há salvação para o Facebook
Na semana passada, o senador democrata Richard Blumenthal perguntou à responsável de segurança global do Facebook, Antigone Davis, se a empresa se comprometia a "acabar com o Finsta." Supõe-se que o senador estivesse a tentar usar o abreviativo Insta, de Instagram, mas a gaffe tornou-se no momento mais viral desta enésima audiência com responsáveis da rede social no congresso norte-americano.
