Centro de Inovação Social e Prémios Europeus Digitais

Da cooperação ibérica vai sair um centro na Guarda para formar quadros para as IPSS e estão abertas as inscrições para os Prémios Europeus de Competência Digital 2023. Mas há mais...

Da 34.ª Cimeira Ibérica que terminou na passada 4.ª feira, em Lanzarote, saíram 11 acordos de cooperação entre Portugal e Espanha, um dos quais visa a criação de um Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), a instalar na Guarda. A cerimónia de lançamento, que vai proceder à capacitação das entidades da economia social, está agendada para abril.

O objetivo é formar quadros para as IPSS e proceder ao "reconhecimento, validação e certificação de competências", explicou o Ministério do Trabalho através de um comunicado emitido na altura. Para tal, o novo centro vai contar com a parceria de uma mão-cheia de entidades nacionais, a saber: Instituto do Emprego e Formação Profissional, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Confederação Portuguesa de Economia Social, Centro de Estudos Ibéricos e Instituto da Segurança Social.

Segundo o acordo celebrado, o CEIS terá ainda a colaboração de várias entidades espanholas, nomeadamente a Fundação Estatal para a Formação no Emprego, foi anunciado.

"O governo de Espanha promoverá ainda a participação de organizações como a Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social (CEPES), o Centro Internacional de Investigação e Informação em Economia Pública, Social e Cooperativa (CIRIEC) e as escolas espanholas de Economia Social", indicaram.

Até 8 de abril Prémios Digitais com candidaturas abertos

Os Prémios Europeus de Competências Digitais 2023 já têm as inscrições em curso, sendo que as candidaturas terminam no dia 8 de abril. Podem inscrever-se todos as organizações, empresas e escolas desde que tenham projetos em áreas digitais numa das 5 categorias dos prémios.

As categorias previstas são: capacitação da juventude no digital; capacitação digital @ Emprego; competências digitais para a educação; inclusão no mundo digital; e mulheres nas carreiras TIC.

Mas atenção, só podem candidatar-se projetos que já estejam concluídos ou em curso e com, pelo menos, 50% dos seus objetivos cumpridos. Isto significa que não podem participar projetos que estejam em fase de lançamento ou que ainda não tenham produzido impacto mensurável.

Mais informações no site do Europe Direct Alto Alentejo.

45% dos portugueses já fazem compras online

O número consta do estudo Digital 2022: Portugal, do site de dados e estatísticas datareportal.com, no capítulo dedicada ao nosso país. O mesmo relatório avança que cerca de 30% da população nacional usa meios de pagamento informáticos para pagar as suas contas.

Já o LinkedIn põe no n.º 1 do seu ranking de profissões a crescer as ligadas ao comércio online, nas àreas físicas. Isto é, a procura é maior por mão de obra para funções de distribuição de encomendas e de gestão da cadeia de abastecimento.

O site avisa que o retrato do LinkedIn é feito com base na realidade americana, mas espelha, em parte, a realidade portuguesa. E ainda lhe lança o desafio... "Se tem dúvidas, faça contas: quantas encomendas recebeu em casa, desde 2020, sem ter de ir a uma loja física?"

Por fim, uma pitada de sabedoria

"A formação de toda a cadeia de valor de uma organização empresarial é essencial ao desenvolvimento sustentado. Interessa menos o nível a que cada colaborador está, do que a assunção de que a formação contínua é a chave do sucesso comum."

Luís Miguel Ribeiro, Presidente do CA da AEP,
a"O Jornal Económico, 22/05/2022

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de