Académica Start UC ganha logótipo próprio na sua 5ª edição

Apresentação da marca foi feita pelo reitor da U.Coimbra, Amílcar Falcão, no dia da tomada de posse dos novos 31 estudantes-embaixadores do empreendedorismo, a 15 de fevereiro

A Académica Start UC - Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo já tem um logótipo próprio. Na cerimónia formal de tomada de posse dos 31 embaixadores da 5ª edição deste programa, criado com o apoio do Santander Universidades, que decorreu esta segunda-feira, 15 de fevereiro, o reitor da Universidade de Coimbra aproveitou para apresentar o novo dístico.

A imagem sugere "uma seta estilizada, que representa a Torre da Universidade e as fitas associadas à Queima das Fitas", pode ler-se na notícia publicada no site da U.Coimbra. Segundo o reitor Amílcar Falcão, é "uma imagem fresca, jovem e disruptiva, que faz jus àquilo tem sido a história deste projeto".

A Académica Start UC é um projeto que visa incentivar a inovação e o empreendedorismo junto da comunidade académica em geral e daqueles que serão os profissionais do futuro. Na segunda-feira, os 31 estudantes-embaixadores que durante um ano irão pugnar por este incentivo tomaram efetivamente posse das suas pastas.

Esta rede de embaixadores irá a partir de agora conceber e organizar uma série de iniciativas e eventos com vista a cumprirem a sua missão de "representantes" e divulgadores das vantagens do empreendedorismo. Para tal, passaram os últimos 15 dias, entre a sua capacitação a 3 de fevereiro e o início desta semana, em formação.

Na cerimónia de tomada de posse, que decorreu em formato virtual por imposição dos tempos pandémicos, Amílcar Falcão defendeu que "o espírito empreendedor vai muito para além da criação de empresas. Pode estar em cada um de nós que, na sua área de atividade, consegue inovar e fazer diferente. Ter uma mente mais aberta é bom para todos".

"O empreendedorismo é uma prioridade nas múltiplas missões da Universidade de Coimbra, que tem sido um líder na promoção de iniciativas que o concretizem", disse durante a cerimónia o Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, citado na mesma notícia. "Espero que os novos embaixadores tirem o máximo proveito desta 5.ª edição do Académica Start UC e que isso os possa catapultar para carreiras profissionais de sucesso", concluiu.

Em quatro edições, a Académica Start UC acumulou já 109 embaixadores capacitados, cerca de 20 mil participantes em eventos e mais de 650 parceiros complementares. E, desde o ano letivo de 2019/20, o programa passou a envolver embaixadores do 3.º ciclo de estudos (doutoramento) e a focar a mira dos seus projetos, sempre que possível, na concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

A Académica Start UC "tem-se caracterizado pela sua inequívoca criatividade e originalidade", sublinhou a diretora-geral do Santander Universidades, parceiro da U.Coimbra neste projeto. "Este tipo de iniciativa, além de promover o espírito empreendedor e preparar os jovens para a vida ativa, estimula a colaboração e trabalho em equipa", acrescentou Sofia Menezes Frère ainda durante a sua intervenção na cwerimónia.

Já o o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Assunção, disse que "este programa consegue impactar estudantes de várias realidades, que em conjunto têm conseguido construir um projeto que representa os valores da AAC e da UC e os valores do empreendedorismo".

Recorde-se que a "Académica Start UC - Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo" assenta sobre os seus 31 estudantes-embaixadores anuais (26 alunos de licenciatura e mestrado, representando os núcleos de estudantes da AAC e cinco alunos de doutoramento), mas que vão sendo supervisionados pela AAC e pela própria U.Coimbra.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de