- Comentar
A conferência inaugural da Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas foi o evento que serviu de pontapé de saída para marcar a comemoração dos dez anos do mestrado em Comunicação de Ciência da Universidade Nova de Lisboa, que se completaram esta segunda-feira, 26 de setembro. As comemorações duraram uma semana, pelo que a conferência decorreu na segunda-feira anterior, 20 de setembro, com o tema "Divulgação científica na América Latina: um panorama e alguns desafios", apresentada pela nova responsável da Cátedra Santander, a professora brasileira Luísa Massarani.
Foi no dia 26 de setembro de 2011 que começaram as aulas do mestrado em Comunicação de Ciência da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. No seu site, esta instituição afirma tratar-se do mais antigo mestrado nesta área ainda em funcionamento em Portugal.

Luísa Massarani é especialista em Comunicação de Ciências
© Nova FCSH
Não será de estranhar, por isso, que o lançamento das comemorações dos seus dez anos tenha sido deixado às mãos de uma especialista na área da Comunicação de Ciência. Segundo a Nova FCSH, Luísa Massarani é "uma voz incontornável neste campo em toda a América Latina". Este ano letivo, a professora assumirá, durante o 1º semestre a direção da Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas.
Na página da FCSH onde se noticia a conferência inaugural da Cátedra, refere-se que a professora brasileira produziu dezenas de artigos científicos na sua área e participou em inúmeros projetos de investigação e de divulgação de ciência em diversos países. "Atualmente, Luísa Massarani coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, que reúne cerca de 120 investigadores de diversos países", é ainda mencionado.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Ao longo da sua estada em Lisboa, Luísa Massarani irá várias conferências abertas a toda a comunidade da Universidade NOVA e organizar um curso de Comunicação de ciência de modo a capacitar os investigadores das várias unidades orgânicas desta instituição a comunicar temas de ciência à sociedade.
Luísa Massarani coordenará ainda um estudo conjunto que visa analisar as perceções de cientistas portugueses da área de ciências sociais sobre Comunicação da Ciência, a sua atuação nesse campo, bem como a cobertura de temas da ciência pelos media e a relação que os investigadores mantêm com os jornalistas.