Cientista Regressa à Escola e Vogal que impulsiona estilistas são dois na final do impACT! Challenges

Ao todo, serão 10 projetos impactantes que a 5 de novembro com o apoio Santander Universidades irão disputar o desafio da Nova

É no Demo Day, a 5 de novembro, que as 10 equipas finalistas da 2ª edição do Nova impACT! Challenges vão lançar o seu pitch perante um painel de especialistas para defenderem as respostas que encontraram para dar solução a um problema de relevo social, económico ou ambiental. Apoiado pelo Santander Universidades, as equipas receberam 500 euros cada uma e vão estar um mês inteiro frequentar workshops e a desenvolver os seus protótipos ou provas de conceito. O Dinheiro Vivo foi falar com dois dos finalistas com projetos bem diferentes: O Cientista Regressa à Escola e o Vogal.

Criados em 2020, os Nova ImpACT! Challenges visam premiar soluções tecnológicas inovadoras com impacto social. As soluções podem ser muito variadas - incluindo apps, ferramentas informáticas, dispositivos físicos ou um plano de negócios - e deverão estar alinhadas com pelo menos um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Requisitos que o programa O Cientista Regressa à Escola preenche plenamente. Na verdade, o projeto emula outros semelhantes que a organização sem fins lucrativos Native Scientist, sua criadora, já tem a correr em nove países da Europa, há cerca de oito anos.

A Native Scientist "nasceu em Londres pelas mãos de duas cientistas portuguesas, eu e a Tatiana Correia, da área de Física - no meu caso eu sou da área da Microbiologia", contou Joana Moscoso, cofundadora e diretora da organização. "E nasceu de termos percebido que nem todos os meninos na escola têm igual acesso à ciência", disse.

A microbióloga explicou que a ideia era desmistificar o que é a ciência ou um cientista para estas crianças, sobretudo para as que têm menos acesso ou menor probabilidade de o entender, e fazê-la compreender que, se quiserem, também podem ser cientistas.

"Recentemente candidatámo-nos ao concurso Nova ImpACT! Challenges onde estamos a propor implementar um programa a nível nacional chamado O Cientista Regressa à Escola, onde queremos potenciar essa ligação cientista-criança através de encorajar os cientistas a regressarem à sala de aula onde aprenderam 1+1=2 e o abc", explicou Joana Moscoso.

A responsável conta que o programa já está no terreno, foi lançado no Dia da Literacia, a 8 de setembro. "Neste primeiro ano de arranque contamos já alcançar 750 alunos do 1º ciclo em Portugal", avança.

Para Joana Moscoso, ver o seu projeto entre os finalistas do Nova impACT! Challenges "muito aliciante e extremamente motivante" e afirma que a sua equipa está ansiosa pelo pitch final.

Se vier a ganhar, diz que os 2.000 euros que cabem ao vencedor vão ser muito importantes para cobrir alguns custos associados à organização das oficinas nas escolas. "Neste primeiro ano de arranque, há sempre uma energia inicial maior que se tem de pôr nos projetos, porque tem de ser tudo construído de raiz, e por isso este apoio financeiro vem mesmo a calhar", conclui.

Uma plataforma para estilistas

Já o projeto Vogal, criado por Felso Ganhane e a sua equipa, tem por objetivo dar aos novos estilistas uma oportunidade de penetrar o mercado da moda, que é extremamente difícil. A ideia partiud o próprio Felso, estudante de engenharia Civil no Politécnico de Castelo Branco, cidade e região muito ligada ao vestuário e indústria têxtil.

"Então, eu pensei: "Porque não haver uma forma de colmatar essa questão, dando uma plataforma para esses novos designers publicarem as suas criações e, assim, darem uma maior visibilidade às mesmas e, se calhar, maiores oportunidades de crescimento até mesmo em termos de projeção para os mercados internacionais?""

Felso Ganhane não é estreante nestas iniciativas com apoio Santander. Em julho foi frequentou a a aceleradora digital European Innovation Academy (EIA) com Bolsa Santander. "Foi uma experiência inesquecível e insubstituível porque, digo com toda a certeza possível que, sem a EIA eu não teria chegado aqui", afirmou o estudante referindo-se a tudo o que aprendeu em termos de empreendedorismo.

"Já agora, a Vogal é a continuidade da EIA, porque é a mesma ideia que se estava a trabalhar lá na altura e acabámos por dar continuidade ao projeto nesta fase do ImpACT! Challenges. Até mesmo com o intuito de que o projeto não pare e esteja em contínuo desenvolvimento. Porque o nosso plano é mesmo lançar o produto e tornar a Vogal uma realidade", concluiu.

Lista dos 10 finalistas dos Nova impACT! Challenges

- @tive-se - projeto que tem por objetivo manter os nossos seniores ativos e saudáveis, com novas memórias e novas amizades. Equipa: Cláudia Almeida -Jurista/Gestão, ENSP, UNL; Maria Araújo -TSDT/Gestão, ENSP, UNL; Mafalda Fernandes - Fisiologia do Desporto; ENSP, SBE, UNL

- Cientista Regressa à Escola - Criação de um programa educativo que promove o regresso d@s cientistas à sua escola primária para a realização de oficinas de ciências. Equipa: Joana Bordalo, Mestranda em Comunicação de Ciência (NOVA FCSH) com experiência na gestão de um programa educativo assente nas metodologias "Science Capital Teaching Approach" e "Content and Language Integrated Learning". É bolseira Fullbright e esteve inserida no projeto europeu FOSTWOM, que promove a igualdade de género através de MOOCs em STEM, no Instituto Superior Técnico.
Matilde Gonçalves, é investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e professora auxiliar na NOVA FCSH. Doutorada em Linguística, com pós-doutoramento em linguística do texto e do discurso, detém experiência em projetos financiados com impacto educativo ao nível da literacia científica.
Outros membros da equipa para apoio à execução do projeto incluem Joana Moscoso, Gil Costa, Sara Martins, Teresa Serafim e Ricardo Marvão.

- Diabetes Informed Detectives 4Health (DID4Health) - Projeto de Educação e Prevenção em saúde, através das escolas, assente em formas de aprendizagem inovadoras e investigação na área da Diabetes. Equipa: Patrícia Ribeiro, Paula Pona, Joana Pinto, Rita Subtil, Patricia Russo, Clara Oliveira, PGGPS, ENSP - Universidade NOVA Lisboa

- EyeCycle - Dispositivo capaz de evitar acidentes de ciclismo ao prever o desejo do condutor de realizar uma viragem à direita, controlando os semáforos de cada faixa de rodagem. Equipa: Francisco Enguita e João Raio são mestrandos em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tendo terminado a licenciatura em Engenharia Eletrónica no Instituto Superior Técnico.

- Hello world! I need help! - Plataforma que crie uma ponte entre um estudante internacional recêm chegado com um com mais experiência, onde exista uma uma interação de ajuda. Equipa: Camila Neppas Almeida |Universidade NOVA de Lisboa|Equatoriana,com ampla experiência de internacionalização, MKT internacional e social media

- FHLUD - O mercado nas redes sociais onde pode comprar, vender e dar vegetais frescos e frutas de agricultores locais a consumidores e instituições locais. Equipa: Ivanoel Rodrigues, Universidade de Aveiro, I have studies and experience in IT and Finances, sales, and past Startup founding experience.

- Jaleca #HACCP - Fornecer um aplicativo capaz de registar os valores e gerir o plano de HACCP de uma forma simples, rigorosa e sobretudo mais sustentável. Equipa: David Gabriel (20y) e João Antão(24y) são dois estudantes do Iscte, com backgrounds em informática e gestão e eletrónica, respetivamente.

- KYHRO, Keep Your Health Records Organized - Responde à dificuldade dos cidadãos em reunir, gerir e partilhar a sua informação clínica. Equipa: AllHealth team, Universidade Nova de Lisboa, ENSP, Elisa P e Ricardo (Eng. Biomédica), Elisa L e Luís (Enfermagem), Catarina (Médica)

- Otterly - visa converter materiais em fim de vida deitados ao mar noutros produtos de de design duradouro graças à economia circular. Equipa: Mafalda Carvalho - licenciatura in Biology+ mestrado em Ciências Marinhas (FCUL);Alexandre Umbelino Licenciatura em Biologia + Mestrado Biologia Molecular e Genética (FCUL)

- Vogal - Lançamos uma rede social para designers de Moda. Façam networking, colaborem, financiem as vossas criações e façam com que sejam vistas e compradas. Equipa: Felso Ganhane | IPCB - Business and Project Manager; - Ana Rita | UX & Graphic Design; - Maria Janeiro | UX & Audiovisual Design; - Shilla Miguel | Accounting, Finance & Economics

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de