Pedro Parreira é o primeiro a receber o Prémio Prof. José Adriano

Galardão foi criado para distinguir docente que mais contribuiu oara cultivar o espírito empreendedor no ensino politécnico. Santander Universidades financiou com cinco mil euros.

Pedro Parreira, docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), tornou-se esta quinta-feira, 16 de setembro, o primeiro docente universitário a ser distinguido com o recém-criado Prémio de Empreendedorismo Prof. José Adriano. A par da distinção, o laureado recebeu ainda o valor monetário de cinco mil euros, financiados pelo Santander Universidades, três mil dos quais a atribuir à instituição a que pertence, cabendo dois mil ao próprio.

Orgulhoso pelo prémio de que os seus pares o consideraram ser merecedor, Pedro Parreira atribui a distinção não apenas ao facto de ser professor na ESEnfC de diversas cadeiras de profissionalização e integração na vida profissional, como por ser coordenador do Gabinete de Empreendedorismo e coordenador executivo do Tech Care da ESEnfC.

"O Tech Care é o eixo de investigação experimental e aplicada de farmacologias, cuidados ou de outras ideias desenvolvidas em conjunto com os estudantes, em unidades curriculares ou em projetos de investigação, que passam pelo crivo do gabinete e, as melhores, são transformadas em candidaturas, em estudos de viabilidade, para depois se procurar financiamento", explicou Pedro Parreira.

O Prémio Prof. José Adriano foi criado este ano para distinguir um docente "do Ensino Superior Politécnico que se tenha evidenciado pelos seus trabalhos na área do Empreendedorismo, reconhecendo desta forma o seu contributo para o desenvolvimento de uma cultura mais empreendedora no âmbito do Ensino Superior".

Com 55 anos e apesar de todo o seu percurso na área do seu empreendedorismo, Pedro Parreira continua a atribuir o prémio que recebeu mais aos feitos coletivos da escola onde leciona do que à sua atividade.

"Penso que esta atribuição se deverá mais ao facto de levarmos [a ESEnfC] mais de 12 anos ligados ao Poliempreende e ao programa COMPETE e termos liderado a publicação de três livros PIN [PoliEntrepreneurship Innovation Network], que reuniu toda a atividade ligada ao empreendedorismo em parceria com todos os politécnicos, além de fazermos parte do ranking nacional de patentes - temios uma série de patentes registadas", enumerou com humildade.

O Prémio de Empreendedorismo Prof. José Adriano foi instituido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e a entrega ocorreu durante a cerimónia da final da 17ª edição do concurso Poliempreende Nacional que decorreu no Instituto Politécnico de Santarém.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de