- Comentar
A equipa de alunos do Instituto Superior Técnico responsável pela construção do TSB, um barco de corridas movido a energia solar, lançou esta quinta-feira, 2 de setembro, a sua 2ª Odisseia, desta vez, a partir da Madeira. Durante dez dias, até 12 de setembro, o SR03 - que é já a 3ª versão deste bólide solar - vai percorrer diversas etapas para demonstrar as diversas evoluções introduzidas no último ano no barco de corridas, cuja 2ª versão, o SR02, se sagrou vice-campeã do mundo na sua categoria no Monaco Solar & Energy Boat Challenge em 2019.
O grande objetivo desta edição da Odisseia é a realização de duas travessias na Madeira e uma no Porto Santo e para a realização de todas elas haverá pelo menos um barco de apoio a acompanhar o SR03. As opções exploradas passam por dar a volta à ilha do Porto Santo, navegar até os dois extremos da ilha da Madeira (Ponta de São Lourenço e Ponta do Pargo) e a ida às Ilhas Desertas.
Numa destas etapas, o Técnico Solar Boat - que, entre os seus muitos patrocinadores, conta com o apoio financeiro do Santander Universidades - será acompanhado pela nadadora Myra Santos, a primeira mulher a fazer a travessia a nado entre as ilhas da Madeira e Porto Santo.
Também embaixadora do evento é Lúcia Franco, campeã nacional de corrida de montanha, e o ex-campeão nacional de windsurf João Rodrigues, bem como o prometedor windsurfer André Pereira, irão acompanhar o SR03 noutra das etapas em pranchas com foil.
Recorde aqui a 1ª Odisseia do SR03 que percorreu Portugal continental de norte a sul.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias