- Comentar
O Programa Explorer, criado pelo Santander Universidades com o objetivo de promover o empreendedorismo dos estudantes do ensino superior, conta de novo com a participação portuguesa. Após dois anos de hiato, a 13ª edição da iniciativa, agora em versão global e formato digital, volta a incluir os Núcleos Explorer da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto, através da UPTEC, ambas já participantes da versão anterior do programa. As inscrições podem ser feitas até 9 de dezembro na plataforma Santander X.
O Programa Explorer, que antes decorria apenas na Península Ibérica, Argentina e Brasil, com a pandemia assumiu formato digital e chegou ao Chile e ao México. Agora, no novo formato, inclui universidades dos seis países, e tem início previsto para janeiro de 2022.
Os candidatos selecionados para participarem no Explorer tem 12 semanas para se conectarem com uma comunidade internacional de empreendedores, validarem a sua ideia de negócio e poderem desenvolver as aptidões necessárias para a transformarem numa solução viável e sustentável.
O programa, que ao longo dos anos evoluiu e aperfeiçoou o seu modelo, consolida-se agora numa nova fase em que integra dois elementos que se complementam: a formação online e a expansão internacional. Desta forma, e através de uma formação com a metodologia "learning by doing" e a orientação ou mentoria de especialistas, os jovens poderão levar a cabo projetos reais e concretizáveis.
Para além de conceitos como a validação de modelos de negócios, as projeções financeiras, a criação de uma "landing page" ou de um pitch comercial, entre outros, os participantes vão poder falar sobre empreendedorismo e apresentar as suas ideias a fundadores de startups e especialistas internacionais como Steve Blank, considerado o "pai do empreendedorismo moderno", que participou nas duas últimas edições do programa.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Terão também sessões de perguntas e respostas com especialistas e antigos alunos do Explorer, interagindo em diferentes plataformas sociais e criando assim uma comunidade de networking, apesar da distância e das dificuldades no contexto de uma pandemia.
As equipas com os projetos com maior destaque nesta edição vão usufruir, no verão de 2022, da Explorer Trip: uma semana de imersão com centenas de empreendedores na EIA - European Innovation Academy, que se realizará no Porto.
Na 13ª Edição do Explorer, o Santander Universidades calcula ter mais de 1.000 novos empreendedores universitários provenientes da Argentina, Chile, Espanha e México que se juntarão à comunidade Explorer, com 40% dos projetos a serem liderados por mulheres.