Inovação é a palavra-chave na geração que vai mudar tudoNo rescaldo da conferência “A Próxima Revolução Tecnológica”, as valências do 5G surgem como etapas que vão mudar o statu quo
“5G vai facilitar algumas das receitas, mas não será o responsável por tudo”Jaime Trapero, responsável de marketing da Ericsson, fala da importância de desenvolver novos modelos de negócio associados ao 5G
Revolução do 5G vai "mudar o jogo" em nova era de colaboraçãoA próxima geração móvel terá um impacto profundo em áreas chave como a saúde, mobilidade e indústria e há exemplos concretos do quão transformadora é
Milão mostra o caminho com 5G no terrenoSabrina Baggioni, diretora do programa 5G da Vodafone Itália, trouxe a Lisboa exemplos concretos que estão a ser feitos em Milão
Saúde, fabrico e setor automóvel serão grandes beneficiados pelo 5G em PortugalJaime Trapero, responsável da Ericsson, destacou as áreas que mais oportunidades representam para a economia portuguesa com a nova geração
Mischa Dohler: 5G trará a "realidade sincronizada"Professor de comunicações do King's College em Londres garante que a baixa latência vai mudar as regras do jogo
Regulamento para o 5G é "discriminatório" e "virtualiza a realidade"O CEO da Vodafone considera que Portugal tem condições para tirar partido do 5G, mas critica regulamento para atribuição de frequências
"A forma como se trabalha com 5G é completamente diferente"Sabrina Baggioni, diretora do programa 5G da Vodafone Itália, fala do que é preciso fazer para preparar o que muda com a nova geração
"O mais importante é o ecossistema" na adoção de 5G pelas empresasOs exemplos internacionais permitem perceber o que está a funcionar, segundo o head of customer marketing da Ericsson Ibéria, Jaime Trapero
Cidades inteligentes vão acelerar com chegada do 5GA capacidade de ligar mais dispositivos de uma vez fará do 5G uma peça importante na expansão das smart cities
Como o 5G ajudará na comunicação entre os carros do futuroAinda não há certezas sobre como o protocolo V2X será implementado a caminho dos carros autónomos, mas já se sabe que o 5G terá um papel importante
Nova geração móvel será “peça fundamental” para Indústria 4.0A nova geração tem uma forte ênfase nas comunicações de máquina e IoT, suportando ligações com fiabilidade sem precedentes e latências muito baixas
Como o 5G pode mudar as situações de emergência médicaA saúde é um dos sectores que mais poderá beneficiar das características da nova geração: maior velocidade, baixa latência e mais resiliência
Cibersegurança na era 5G: a rede traz novos desafios?Apesar de standards com segurança no ADN, o advento do 5G apresenta riscos para o ecossistema e a Comissão Europeia considera a questão "estratégica"
“Cocriação e ambiente de inovação são necessários para tirar partido do 5G"Luís Muchacho, diretor de pré-vendas de redes da Ericsson, explica porque é que a nova geração é diferente e como Portugal pode beneficiar dela
Portugal será mercado importante para o 5G no grupo AltranO caminho para a nova geração está a ser traçado agora e a Altran conta com a expertise portuguesa
Empresas ainda “não entendem” que funcionamento do 5G vai ser diferenteEstudo interno da Vodafone na Europa mostra que há desconhecimento em relação às características que diferenciam a nova geração
Anacom. Massificação e custos de equipamentos serão determinantes no 5GProcesso de atribuição de licenças após o leilão deverá estar concluído até agosto
ONTOP mostra como 5G muda as regras do jogoStartup criou uma plataforma de realidade aumentada que permite até quatro jogadores em simultâneo
O 5G “é como um canivete suíço”. Como se testa a nova geração“O percurso que o 5G tem que fazer é um trabalho em equipa, ninguém o conseguirá fazer de forma isolada”, diz Pedro Santos, head do Vodafone 5G Hub
O 5G “vai trazer uma revolução” para o negócio da Live Electric ToursStartup portuguesa acredita que a rede de nova geração permitirá monetizar serviços que hoje não são possíveis na sua oferta
Cascais testa potencialidades do 5G na vida de uma smart cityOs testes da rede de nova geração vão desde a comunicação entre os centros de operação da câmara ao reconhecimento facial nos autocarros